Focada no desenvolvimento com sustentabilidade, Luana Ribeiro participa do Rio + 20
A deputada estadual e pré-candidata à Prefeitura de Palmas, Luana Ribeiro (PR) participou, nesta quinta-feira, 14, dos debates da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20.
Focada no desenvolvimento urbano com sustentabilidade, principalmente para Palmas, a deputada viajou até a capital fluminense para conhecer de perto as práticas inovadoras do Brasil e do mundo nos quesitos meio ambiente, transporte e energia.
“A oportunidade de participar de debates sérios, com os maiores interlocutores internacionais da sustentabilidade e de conhecer experiências inovadoras que deram certo em outros lugares acrescentam muito às nossas ideias e projetos”, destacou a deputada.
Megacidades
Luana Ribeiro participou do encerramento do ciclo de debates em busca de soluções para as Megacidades. Com o tema “Transporte, Energia e Desenvolvimento Urbano” e o subtema: “Mobilidade Urbana, Sistema Integrado de Transporte e Revitalização de Áreas Degradadas”, o evento contou com palestras de Júlio Lopes (secretário estadual de Transportes do RJ), Enrique Peñalosa (ex-prefeito de Bogotá responsável pela transformação da capital colombiana na primeira cidade da América Latina a usar a bicicleta como meio de transporte de massa), Jaime Lerner (ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná), entre outras autoridades da área. Ao final do evento, Luana e Lerner conversaram sobre as ações implantadas em Curitiba, como o BRT (Bus Rapide Transport), proposta da pré-candidata para Palmas.
Na oportunidade, Luana também conheceu a tecnologia inteligente para automóveis. A exemplo do ônibus híbrido – movido a hidrogênio – e o carro elétrico, ambos em exposição no evento.
Rio + 20
A economia verde para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável estão entre as discussões da Rio+20. O evento vai até o dia 22/06 e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
(SECOM)