Com 46% dos votos, Paulo Vieira vence o “Quem Chega Lá?”, do Domingão do Faustão
Pela originalidade do texto, comunicação com o público e presença de palco, o comediante tocantinense Paulo Vieira, 22 anos, venceu com 46% dos votos, o quadro “Quem Chega Lá?”, do Domingão do Faustão, exibido neste domingo, 17, na TV Globo.
Pela manhã, todos os comediantes que disputavam o prêmio gravaram um vídeo para pedir votos. Paulo Vieira prometeu que, se ganhasse, daria carona para quem votasse nele. O tocantinense pediu ainda que sua torcida não se esquecesse de votar e brincou dizendo que, se fosse preciso, colocasse R$ 10 de crédito no celular.
Depois da vitória, o comediante explicou o motivo de ter postado na sua conta do twitter, antes da sua apresentação, o vídeo da música “Lua de Cristal”, da Xuxa, e dito que sua trilha neste domingo era tal qual.
“Primeiro porque fala exatamente o que eu estava vivendo, ou seja, tudo pode acontecer, quando você acredita. Fala de sonho e eu sou muito sonhador. Hoje em dia é tão raro as pessoas sonharem, elas preferem viver mais dentro da realidade. Hoje, qualquer sonho, parece ser rídiculo”, disse o comediante, lembrando que também é uma música que marcou a sua infância.
Com o resultado, o humorista disse que se sente realizado. “Além de muita felicidade, hoje eu me sinto realizado em ter meu trabalho reconhecido mais uma vez. Espero ter mais oportunidade de mostrar o que eu sei fazer. Hoje é um dia muito feliz na minha vida. Não vou me deslumbrar com esse resultado. Agora vou tocar a minha vida ainda com mais essa gratidão”, avisou.
Sobre o local para onde pretende ir com o carro que ganhou, Vieira foi enfático: “Eu só tenho um lugar para ir e nem preciso de carro. Quero voltar para minha família e meus amigos”.
Convite
O comediante lembrou que a produção do Faustão já o tinha convidado três vezes para participar do quadro. “Eu não participei de nenhuma das outras edições porque não gosto de competição. Acho que é injusto, porque é muito de critério. Eu acho que as pessoas não deviam competir nas artes. Como julgar um Picasso e um Da Vinci? Depende do gosto de cada um. Mas, olhem, eu não sou nenhum dos dois. Participei agora, porque as pessoas que estavam na minha volta me impulsionaram, eu fiz e deu certo. Eu estava competindo com pessoas geniais. O Léo Castro, por exemplo, é o ator que eu mais admiro e gostaria de ser como ele um dia. Todos são muito bons. Do fundo do meu coração, me considero um sortudo por ter ganhado”, contou.
Multishow
O comediante afirmou que teve mais medo do resultado atual, que quando concorreu ao prêmio do Multishow de Humor, em 2013. “Eu tive mais medo agora porque se eu não ganhase o Prêmio do Multishow de Humor, eu diria que tinha sido julgado por uma banca formada por seis jurados. Agora não, desta vez era o Brasil que estava me julgando. Fiquei agora muito mais medroso, porque, no passado, tive uma apresentação na TV que não foi bem aceita e com esse histórico fiquei mais ancioso e inseguro. E, fazer boas apresentações na TV, para mim, virou uma questão de honra. Dessa vez, o público me disse ao vivo que gosta de mim e do que faço”, disse.
Quando venceu o Multishow, em entrevista concedida à atriz, humorista e roteirista Marcela Leal, o comediante revelou que pensou em desisitir. “Eu nunca me acho suficientemente bom e não é modéstia. Eu acho que dou muita sorte. Parece que as coisas vêm para mim maiores do que mereço. Parece que Deus vai me dando crédito na vida. Contudo, digo sempre para as pessoas que corram atrás dos seus sonhos, ainda que possam parecer rídiculos. Não existe o impossível para quem sonha. Alguns anos atrás eu era um menino gordo e preto da mais nova capital do País. Continuo a mesmo menino e os sonhos que eu sonhava estão cada dia mais perto”, ressaltou.
Projetos
Ele contou que muitos projetos já estão em andamento. “O Mico 2014, mostra internacional de comédia, que vai ter uma edição muito grande em Palmas este ano, para o qual conto com apoio da prefeitura e do governo do Estado. O filme Comed Club, que vamos fazer até o final deste ano. Vou estrear o Ouça-me, no dia 22 (sexta-feira), em Palmas, é um curta de ficção que conta a história de um motorista de ônibus que vai enfrentar uma transformação em sua vida. Estou escrevendo, fui convidado para fazer uma série na TV e tenho minha faculdade para terminar”, disse.
Críticas
Sobre as críticas que recebeu na sua semi-final, quando brincou com músicas católicas e com mulheres de mais idades, o comediante disse que só apresenta o que faz parte da sua história. “Eu sou católico e convivo e adoro gente idosa. Eu tiro graças da minha vida. As pessoas dizem que eu não posso falar de Deus no meu stand-up, mas eu só falo daquilo que conheço. E, se eu conheço a Deus, eu posso falar dEle. Inclusive, Ele ja me liberou e disse que não se sente nenhum pouco ofendido. Eu não consigo falar de nada que não seja verdadeiro para mim. Se alguém se sentiu ofendido é uma besteira, porque eu falo do que eu amo e do que conheço”, explicou.
Construção de personagens
Vieira já imitou a sua mãe (Conceição Vieira), o cara limpa e da pobreza, e uma apresentadora de TV, entre outros. Ele contou como constrói seus personagens. “Todos eles fazem parte do que eu acho engraçado, do que observo e vivo. Quando brinquei com a Xuxa é porque a amo muito. Quanto fiz minha mãe é porque uma pessoa que eu adoro. Eu amo o sotaque das pessoas. Enfim, eu falo do que eu amo”, revelou.
Família
José Vitório Neto, 17 anos, irmão do comediante, disse que estava confiante na vitória do humorista. “Sempre estive confiante, pois o Paulo tem um trabalho forte, sério e sólido. O que faltava era só o apoio do público. Hoje cedo, ele ligou e estava muito bem”, contou.
Já Genesa Leite, 23 anos, namorada do também acadêmico de jornalismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT), disse que as expectativas sempre foram as melhores. “O Paulo sempre deu o melhor dele para seu trabalho. Estava tenso, mas ciente do seu papel hoje. Obrigada a todos os amigos e fãs que votaram nele. Obrigada pelo carinho. O voto de cada um foi fundamental para que ele conquistasse mais uma vez um prêmio em âmbito nacional”, enfatizou a namorada.
Questionada onde aconteceria a comemoração, Genesa contou que no Comedians. “É a casa de comédia predileta dele aqui em São Paulo”, disse acrescentando, sem poupar elegoios: “Ele é perfeito demais, maravilhoso e talento é o que não lhe falta”.
Amigos
Parabéns, carinho e reconhecimento do talento do humorista foi o que não faltou na rede social, do Facebook. “Parabéns, você foi o melhor; muito orgulho de você; realizando não só o seu sonho, mas de todos que o conhecem de perto e sabem que tem o dom de nos fazer rir; 46% de cinco participantes, você lacrou o mundo!!! metade dos votos só pra ele!!! Paulo Vieira, vocé é um sucesso; parabéns, Paulo Vieira, você chegou lá e sempre vai chegar, pois é talentoso, tem humildade e um carisma sem igual; Parabéns você é fera, só quem sabe o que vc já passou pra saber o quanto você é merecedor; Tocantins bem representado. Entre outros.
O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, também parabenizou o ator tocantinense na sua conta do twitter. “Parabéns, Paulo Vieira seu lindo! Mais motivo para comemorar o mês de aniversário da cidade. Nossa gente faz SUCESSO!. Homenagem ao embaixador de Palmas, Paulo Vieira, na reinaguração do Parque Cesamar. Orgulho de Palmas. Vamos rodar muito com esse carro em Palmas”, comemorou.
Show
Para celebrar a vitória, Paulo Vieira prepara um show especial para o público tocantinense. Ele se apresenta nesta terça-feira, 19, às 20 horas, no Chopp Time, no Capim Dourado Shopping. Em um show de stand up comedy restrito para 80 pessoas, Vieira vai dividir o palco com os humoristas Bruno Barros e Júnior Foppa. Na ocasião, será cobrado couvert artístico de R$ 30. As reservas já podem ser feitas pelo telefone 3215-6372.
(Cleber Toledo)