Estado

MEC publica no Diário Oficial da União portaria de autorização de 56 vagas para curso de medicina na UFT de Araguaína

20130604114409_20130305071925_uftO Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de 176 novas vagas em três novos cursos de Medicina de universidades federais em Santa Catarina, Tocantins e Alagoas. O aumento é parte da política nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, instituído em 2013. Os dados foram publicados nesta terça, 19, no Diário Oficial da União.

A criação de vagas ocorre no âmbito do Programa Mais Médicos e deve priorizar o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) como elemento central do projeto pedagógico do curso. A priorização é dada a locais onde a relação de vagas em cursos de Medicina por 10 mil habitantes é inferior a 1,34.

No Tocantins, serão 56 vagas para a Universidade Federal de Tocantins, no câmpus Araguaína. As outras vagas são para Universidade Federal da Fronteira do Sul, câmpus Chapecó, 40 vagas anuais, e para a Universidade Federal de Alagoas, câmpus Arapiraca, com 80 vagas.

Para viabilizar o curso de medicina em Araguaína, o Governo do Estado doou à Universidade Federal do Tocantins (UFT) o Hospital de Doenças Tropicais (HDT). A gestão da unidade será compartilhada com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O Programa Mais Médicos prevê a criação de 11.447 novas vagas em cursos de Medicina até 2017 com foco na melhor distribuição da oferta de profissionais no País e nas regiões onde há necessidade de ampliar a formação de médicos.

UFT

O diretor do Campus da UFT de Araguaína, Luís Eduardo Bovolato, explicou que ainda será realizado um concurso para preenchimento de vagas para o cargo de professor e técnico administrativo, após autorização do Ministério do Planejamento e também do MEC para fazer esse processo seletivo.

Segundo Bovolato, a expectativa é de no início de 2016 comece o curso de Medicina em Araguaína. “Esse curso vai acontecer, não tem mais volta”, finalizou.

Visita

Em abril desse ano, uma equipe composta por representantes do Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Prefeitura de Araguaína, participou de uma reunião na Secretaria Municipal da Saúde e depois visitou a unidade básica de saúde (UBS) do Bairro JK, finalizando no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

A visita fez parte do processo que avalia o que está no projeto pedagógico com a realidade no Município, para implantação de curso de Medicina nas universidades federais no Brasil.

(AF Notícias)