Destaque

Rio+20 encerra com saldo positivo para o Tocantins com foco na sustentabilidade

Divulgação

A oportunidade de mostrar ao mundo as potencialidades de investimento no Tocantins com desenvolvimento sustentável e demonstrar um pouco da cultura, gastronomia, turismo foi bem aproveitada pela equipe que esteve no Rio de Janeiro na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Segundo o secretário, Divaldo Rezende, e a diretora Geral do Meio Ambiente e Florestas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marli Santos, a participação do Tocantins na Conferência, foi positiva. As informações são da assessoria de imprensa.

Fundo Amazônia
Essa avaliação se dá não só pelo envolvimento dos participantes, mas principalmente pelo retorno que o Estado vai receber nos próximos dias. Os gestores levam a aprovação do pré-projeto junto BNDS com o fundo Amazônia, no valor de 42 milhões de doação para o investimento no cadastro ambiental rural e para o investimento na descentralização da política ambiental para os municípios, “essa é uma grande conquista firmada na Rio+20, e significa avanços, temos até o mês de outubro para fazermos alguns ajustes para finalmente o recurso ser liberado”, declarou a diretora Marli Santos.

Projeto Jalapão
Um outro ganho com a Conferência, foi a assinatura do Projeto Jalapão, durante o evento. Esse projeto receberá o recurso na ordem de 6 milhões de euros, já no mês de julho, para o combate de incêndio em seis municípios tocantinense, atendendo especificamente, a região do Jalapão e parte da região do Cantão. O acordo é fruto de uma parceria com o governo Alemão, ministério do meio ambiente e governo do Tocantins que se consolidará num evento que será realizado no dia três de julho no Tocantins.

Pacto de desenvolvimento sustentável
O Pacto da Amazônia, que inicialmente era definido como Carta da Amazônia, se consolidou como propostas de desenvolvimento sustentável deliberadas pelas lideranças amazônicas. Construída em diversos eventos que antecederam a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o documento foi entregue ao secretário executivo da ONU, Brice Lalonde e para a Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Savatti representando o governo federal, mas também foi distribuído para os países que participam da Conferência. Segundo o Secretário Divaldo Rezende, “pela primeira vez a Amazônia tem voz, e o esforço em construir um compromisso efetivo para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, que representa 65% do território brasileiro, não terá sido em vão”, pontuou.

Cultura
Artesanatos de capim dourado, coco babaçu e as cinquenta bonecas ritxoko, foram uma atração à parte na exposição no estande do Tocantins. A boneca ritxoko, por exemplo, despertou a curiosidade dos visitantes de toda parte do mundo, o ator Vitor Fazano, secretário de cultura do Estado do Rio, o ex-ministro de meio ambiente, Carlos Minc, o governador do Estado de São Paulo, o presidente da Mitsubish, chefes de Estado de Angola, França, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e correspondentes de Jornais do Chile, China, Japão, e autoridades brasileiras, foram alguns que se encantaram com os artesanatos e a beleza estética das bonecas, o processo de feitura e os mitos e lendas do povo Karajá, representados em cada tema descrito nas bonecas. O corrdenador de artes plásticas da secretária de cultura, Antônio Neto monitorou professores e pesquisadores da UERJ, diretoras e professores de escolas do Rio que levaram alunos para conhecer um pouco da riqueza das histórias, “começava falando das bonecas antigas (hakana ritxoko) que conta todo o universo dos seres míticos e cosmológicos, passando pelas bonecas que mostram a transição até chegar na moderna, que conta sobre o cotidiano do povo Karajá”, destacou.

Toda a equipe retorna ao Tocantins, neste sábado, 23.

(CleberToledo)