Estado

Indígenas fazem manifestação contra a PEC 215 na abertura dos JMPI

img-20151023-wa0017_1

Indígenas das etnias Guarani-Kaiowá do Mato Grosso, Pataxó da Bahia, e os Gavião Kyikatejê do Pará, fizeram um protesto na tarde desta sexta-feira (23), momentos antes da abertura oficial dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas. A manifestação começou por volta das 17h30. Os indígenas protestaram contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 e pediram a saída da senadora do Tocantins, Kátia Abreu (PMDB) do Ministério da Agricultura.

A PEC 215 retira do governo federal a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e Áreas de Proteção Ambiental (APAs). Pelo texto da proposta, caberá ao Congresso Nacional aprovar eventuais propostas de demarcação enviadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos feitos pela Funai.

Os indígenas gritavam palavras de ordem contra a ministra. Com arco e flecha nas mãos, os indígenas também pediram o credenciamento das delegações que foram barradas nos jogos, para que todos possam entrar na Vila Olímpica. A estrutura do evento fica na região sul da capital, próxima ao estádio Nilton Santos.

Segundo os manifestantes, 200 indígenas participaram do protesto. Já a Funai fala em 80 participantes.

Os indígenas bloquearam a entrada de acesso exclusivo das delegações. Eles ainda tentaram invadir o estádio Nilton Santos. A Polícia Militar fez uma barreira na entrada da arena dos jogos para impedir que os manifestantes entrassem no local. Eles também protestaram em frente ao ponto de credenciamento dos jogos.

Outro protesto
Ainda nesta sexta-feira, moradores da capital se reuniram na avenida Theotônio Segurado para protestar contra a presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo a Polícia Militar, 100 pessoas participaram do protesto. Segundo os organizadores, o número de participantes chegou a 300. Os manifestantes pediram o impeachment de Dilma. A presidente está na capital para participar da abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI).

G1