Rato é flagrado circulando por anexo de pronto socorro do HGP
Um rato foi flagrado circulando pelo setor anexo do pronto socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP), na noite desta segunda-feira (2). O funcionário que fez o registro preferiu não se identificar, mas informou que alguns colegas dormem em duas salas que existem dentro do anexo. “Olha o perigo que eles estão correndo com esses ratos rondando para lá e para cá!”, disse. Essa já é segunda vez que funcionários registram um rato circulando no local.
Ainda segundo o funcionário, os colegas dormem no anexo porque a sala de repouso não comporta todos os trabalhadores no momento de descanso. Segundo ele, a limpeza é realizada regularmente no local. “Fazem a limpeza lá, mas não sei se é feita de forma adequada.”
Em setembro deste ano, funcionários do HGP também registraram um rato circulando pelo pronto socorro. Na gravação era possível ouvir gritos de servidores e ver que uma pessoa tentava capturar o animal. A filmagem foi feita por um técnico de enfermagem que também preferiu não ter o nome revelado.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o HGP passou por dedetização há 21 dias, tendo como alvo baratas, formigas, ratos e cupins e que o prazo de assistência técnica/garantia é de 90 dias.
Segundo a Sesau, o HGP “adota medidas biológicas, físicas e químicas para o controle integrado e efetivo das pragas, com acompanhamento técnico para adequação às questões ecológicas e a segurança do ambiente hospitalar”.
Ainda de acordo com a secretaria, a empresa responsável pelos serviços no HGP já foi acionada para reforçar a limpeza e as ações de prevenção e combate a pragas e vetores dentro do hospital.
G1