Estado

Jovem de Araguaína representará o TO em programa nos Estados Unidos

jovemUm estudante de Araguaína, no norte do Tocantins, foi escolhido para representar o estado no programa Jovem Embaixador. Rodrigo Carvalho Dias, de 16 anos, vai passar três semanas nos Estados Unidos (EUA) em janeiro do ano que vem, estudando inglês. Ele é um dos 50 alunos brasileiros de escolas públicas, selecionados entre 13,8 mil inscritos de todo o Brasil.

“Eu acredito que essa experiência vai ser incrível. Vou poder conhecer todos os jovens e vou ter a rotina de um jovem americano durante essas três semanas”, diz empolgado Dias.

O estudante conta que incialmente foi aprendendo o inglês de forma autodidata. “Fui conhecendo principalmente com músicas e séries. Só há pouco tempo entrei em um centro de idiomas e estou desenvolvendo ainda mais essa parte da comunicação.”

Dias é aluno do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual de Araguaína. A instituição estava em greve quando as inscrições para o programa começaram, em agosto. Por isso as aulas de inglês demoraram para serem retomadas.

Para se preparar durante os poucos meses que antecedem a viagem, ele contou com a ajuda da professora de idioma e coordenadora do programa na cidade, Rosana Morales. “O processo de prova escrita, visita na casa do candidato, até acompanhar a prova oral em Palmas. Todo esse processo era comigo”, conta a coordenadora.

Para ela, o Tocantins estará bem representado nos Estados Unidos. “Ser um jovem embaixador é estar preparado para a diversidade cultural. É ser um ser social e para nós é uma honra, porque ele vai representar muito bem o nosso estado”, orgulha-se.

Dias estuda, trabalha e nos fins de semana também participa de um projeto social com crianças carentes. Estar comprometido com a comunidade é um dos principais critérios para participar do programa. Ele espera não só representar essa comunidade lá fora, como trazer algo de volta.

“O mais importante é trazer para compartilhar aqui e mostrar para os meus amigos e as demais pessoas a minha volta que eles também podem ir e ter uma experiência incrível igual a essa que eu vou participar em janeiro”, planeja.

Jovem Embaixador
O programa é idealizado pela Embaixada Americana e é destinado para alunos da rede pública, que apresente excelente desempenho escolar.  Além disso para participar, é necessário ter domínio da língua inglesa, pertencer a uma família de baixa renda e ter perfil de liderança.

(G1)