Consciência Negra será discutida em atividades com alunos do SESI
Tema será discutido com alunos do SESI nas escolas de Palmas, Araguaína e Gurupi na próxima sexta-feira, 20/11, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra.
Palestras, debate, músicas, dança e outras atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra, 20/11, serão realizadas por alunos e professores do ensino médio do Serviço Social da Indústria (SESI) nesta sexta-feira em Palmas, Araguaína e Gurupi.
Em Palmas, a aula contará com palestra para os alunos na Unidade do SESI (quadra 104 Sul, em frente à praça dos Girassóis) às 19 horas. A cultura afro e sua importância na construção da identidade do povo brasileiro norteiam a palestra que será encerrada com uma feijoada, prato que em sua versão com feijão preto teria surgido nas senzalas, por obra dos escravos, que tiveram a ideia de cozinha-lo com as carnes desprezadas pelas casas senhoriais.
Os alunos da Escola SESI Marlei Maria Moreira de Araguaína serão estimulados a refletir sobre a diversidade étnico-cultural, identidade, crenças, costumes, história e organização social dos povos negros no pátio onde serão feitas apresentações de teatro e dança. As diferentes formas de racismo e discriminação também serão trabalhadas na atividade que inicia às 09:15 horas.
Após pesquisa e debates em grupos realizadas no decorrer da semana, os alunos de Gurupi serão estimulados a conhecer as especificidades da cultura afro-brasileira e reconhecer as diferenças presentes na sua realidade, a herança cultural dos negros, o preconceito racial, entre outros temas correlatos à data trabalhados. O encerramento da aula contará com apresentação de seminários, danças, comidas e músicas, a partir de 10 horas da manhã de sexta.
Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775