Vereadores aprovam orçamento da Capital para 2016, que ultrapassa R$ 1 bilhão; educação, saúde e mobilidade urbana são prioridades
As atividades parlamentares de Palmas foram encerradas nesta segunda-feira, 28, após a aprovação do orçamento da Capital para o exercício de 2016. A matéria foi votada em sessões extraordinárias e estima receita total de R$ 1.085.614.968,00. A Câmara ainda apreciou o Plano Plurianual.
De acordo com o projeto enviado pelo Executivo à Câmara de Palmas, no próximo ano as metas da administração pública priorizarão ações nas áreas da educação e da saúde, além dos investimentos em mobilidade urbana, com a implantação do Corredor Exclusivo para Ônibus – o BRT.
Foto: Divulgação/Câmara de Palmas/ 28.
Vereadores ainda aprovaram o Plano Plurianual e desafetação de áreas na Capital para entidades sociais
Projetos de lei de autoria do Poder Executivo que visam a desafetação de áreas também foram aprovados. O objetivo é regularizar a situação de associações e entidades sem fins lucrativos que já atuam na cidade com atividades de cunho social, mas que ainda não possuem a posse das áreas de suas sedes.
No setor de educação, destaca-se na matéria os investimentos em capacitação de profissionais da educação fundamental, construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e de estabelecimentos de ensino para a educação fundamental, além de aparelhamento de escolas.
Para a saúde pública, o projeto prevê ampliação do programa de Saúde Bucal e da estratégia saúde da família, bem como a estruturação física da atenção básica, da rede de atenção especializada, da atenção psicossocial e da rede de urgência e emergência.
(Cleber Toledo)