Páscoa deve ser mais amarga, revela pesquisa sobre intenção de compra
Os corredores de vários estabelecimentos comerciais já estão cheios de ovos de Páscoa, mas os preços não estão nada atrativos, segundo os consumidores. Uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) apontou que somente 47,2% das pessoas tem intenção de presentear com chocolate nessa Páscoa.
A pesquisa foi feita em Palmas, Araguaína e Gurupi, as três maiores cidades do estado. Para não deixar a data passar em branco, muitos consumidores estão procurando alternativas. “Pelo menos o filho e o marido têm que presentear”, disse uma mulher.
Na média das três cidades, a redução foi de 12,4% se comparada ao mesmo período de 2015, quando ficou perto dos 60%.
De acordo com a pesquisa, o resultado mais preocupante foi em Palmas (36,7%). Araguaína teve o melhor índice entre as três cidades (53,7%). Em Gurupi, a intenção de compra é de 51,3%.
“Este ano caiu muito. Em relação ao ano passado, caiu cerca de 12 pontos percentuais, mas no percentual dos que consumiram no ano passado para os que pretendem consumir esse ano a queda é de 20%”, disse o presidente da Fecomércio, Etelvino Pisoni.
Além da redução na intenção do consumo, as famílias querem gastar menos. Em Palmas, a maioria quer desembolsar até R$ 50. “Procurei o chocolate doce, mas só achei o preço amargo”, brincou um homem. A pesquisa ouviu 1.207 pessoas e foi aplicada entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março deste ano.
(G1)