Estado

Endividamento das famílias de Palmas chega 73,1% em 2016, diz pesquisa

movimento-no-comercio-aumentou-15-com-ipi-zero-para-linha-brancaO endividamento das famílias em Palmas chegou a 73,1% em março deste ano, segundo levantamento do Insituto Fecomércio. Em fevereiro, o percentual foi de 71,8%. Para o presidente da instituição, Itelvino Pisoni, o que preocupa não é só a inadimplência, mas também a diminuição das vendas.

“Não afetaria muito se as vendas estivessem em ritmo crescente, mas com o endividamento crescendo e as vendas caindo, como está acontecendo, a situação preocupante”, disse o presidente.

Conforme a pesquisa, o principal vilão do endividamento é o cartão de crédito, responsável por 72,2% das dívidas. Seguido pelos carnês (28,4%) e pelo financiamento de veículos (24,8%). A pesquisa ouviu 500 famílias de Palmas que recebem até 10 salários.

“O cartão tem juros altíssimos que chegam a 400% ao ano, sendo 12% ou 15% ao mês. Isso é uma bomba na mão de quem está endividado”.

De acordo com o economista Raimundo Casé, o alto índice de endividamento não é recente. “A economia está em recessão e a inflação aumentou e tem a face mais negativa desse processo que é o desemprego. As famílias retraem o consumo e isso desfavorece a economia toda”, explicou.

(G1)