Estado

Homenagens marcam inauguração de escola do SENAI

Inauguração CFP Taquaralto - por Ademir dos Anjos (339)Mais de 20 modalidades de cursos em várias áreas já estão com inscrições abertas na nova unidade.

Por Júnior Veras

Um misto de alegria, admiração, emoção e reconhecimento por parte das autoridades e demais pessoas presentes marcou a solenidade de inauguração do Centro de Formação Profissional (CFP) de Taquaralto – Senador João Ribeiro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Tocantins, nesta quarta-feira, 22.

Visivelmente emocionada e abraçada ao filho caçula João Antônio, Cinthia Ribeiro, viúva do senador tocantinense falecido em 2013, destacou que a obra proporcionará a muitos homens e mulheres a oportunidade de mudar de vida. É um local, disse ela, de transformação e construção que depende do esforço de cada um. “Concordo plenamente com Paulo Freire quando afirma que a educação é uma forma de emancipação do indivíduo”, acrescentou ao discursar.

Roberto Pires, presidente do Sistema FIETO, destacou que a ideia é descentralizar os atendimentos. “Mais da metade da população de Palmas mora na região sul, dessa forma as pessoas que buscam as capacitações do SENAI não têm mais necessidade de se deslocar até o centro da cidade”, disse ele, acrescentando que inicialmente 20 cursos estão sendo oferecidos na nova unidade, mas dependendo da demanda pode haver alteração.

Pires lembrou que quando assumiu a Federação entendeu, naquele momento, que em Gurupi, ao sul do estado, e Araguaína, ao norte, a estrutura física estava adequada, o que não acontecia em Palmas. “Então, construímos na capital duas grandes escolas e disponibilizamos mais de 3 mil vagas por dia, o que é um desafio se observarmos o momento de crise que atravessamos. E por incrível que pareça hoje estamos preparados para atender uma demanda até maior do que a existente, mesmo que ela seja remota, pois temos carretas escolas para atender nos lugares mais distantes do Tocantins”, garantiu.

Para o empresário não é justo que as pessoas dispostas a investir no estado tragam mão de obra de fora, por isso sua gestão resolveu investir na ampliação da estrutura física para aumentar a oferta de vagas. “Saímos de cerca de 4.500 alunos por dia nos nossos espaços para mais de 18 mil em 5 anos. Isso mostra o tamanho da expansão do nosso Sistema nesse período”, concluiu.

Presente à solenidade o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, disse que se sentia feliz ao ver inaugurado o Centro de Formação Profissional do SENAI em Taquaralto. “Essa estrutura que a FIETO trouxe para a região sul da capital é a verdadeira política de interesse social, pois traz dignidade e respeito para uma região onde mora a maioria dos palmenses e que estava praticamente abandonada, tanto por parte do poder público como de toda a sociedade civil organizada”, argumentou.

O prefeito destacou ainda que a parceria da Prefeitura de Palmas com o Sistema FIETO é fundamental. Ele acredita que trabalhando juntos os objetivos são atingidos mais facilmente. “Ao invés da prefeitura ter que investir numa escola como essa, que custa uma fortuna e é equipada com o que há de mais moderno, pode se ocupar em outra via, que seria a criação de oportunidades”.

Marcia Rodrigues, diretora regional do SENAI, revelou que a escola foi estrategicamente construída para fornecer pessoas qualificadas às indústrias, mas também oferecer oportunidade para que essas pessoas, através da qualificação, possam gerar renda. “O SENAI tem o propósito de formar para o mundo do trabalho, e hoje estamos felizes porque a escola veio ao encontro do anseio da população com uma grande variedade de cursos. E mais: caso surja uma nova demanda podemos reestruturar os laboratórios e atender prontamente”, disse ela.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Manoel Pires, o conselheiro Napoleão Sobrinho, vários deputados estaduais, entre eles Luana Ribeiro, filha do senador João Ribeiro que empresta seu nome ao prédio da nova escola do SENAI Tocantins, representantes de instituições financeiras, de entidades classistas e moradores das proximidades da obra prestigiaram a solenidade de inauguração.

Estrutura

Com capacidade para atender 450 alunos/dia, o CFP de Taquaralto conta com cinco salas de aula, auditório com capacidade para 100 pessoas, biblioteca, lanchonete, laboratórios de vestuário, modelagem, panificação e tecnologia da informação, além de bloco administrativo e espaços reservados para laboratórios que poderão ser montados conforme a demanda da indústria local. Mais de 20 cursos estão com inscrições abertas em várias áreas.

Serviço: Assessoria de Imprensa FIETO (63) 3229-5775