Estado

Começou: WorldSkills inicia seletiva nacional de Pintura Decorativa em Palmas

Participam da seletiva competidores de São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Tocantins; prova simula situações do dia a dia da ocupação representada pelos participantes e o melhor colocado segue na disputa pela vaga na WorldSkills 2017 representando o Brasil.

Etapa Nacional Olímpiadas Conhecimento _ por Ademir dos Anjos  (131) (1)A seletiva nacional dos estudantes que irão representar o Brasil na ocupação de Pintura Decorativa na 43ª edição da WorldSkills Competition teve início nesta segunda-feira, 11/07, no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) do SENAI em Palmas. As seleções em 43 ocupações tiveram início no dia 4 de julho e seguem até 12 agosto em 32 cidades dos 26 estados e Distrito Federal. A WorldSkills acontece em 2017 em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

Em Palmas, a seletiva conta com a participação dos competidores Paulo Ricardo Carneiro, de São Paulo; Lorrayne Gonçalves, Minas Gerais, Gabrieli Pereira, do Amapá, além do representante do SENAI Tocantins, Valdemilson Silva Júnior. Uma competidora de Santa Catarina também tinha a participação confirmada mas desistiu da competição por motivos pessoais. O primeiro dia de seletiva foi dedicado à Ambientação dos competidores no local de prova. Nesta terça, quarta e quinta-feira eles executam a prova e na sexta-feira, 15/07, acontece a premiação dos melhores colocados.

As provas das seletivas simulam situações do dia a dia das profissões (ocupações) representadas pelos participantes que podem ter até 21 anos. Na seletiva de Pintura Decorativa, por exemplo, os competidores desenvolvem técnicas como a aplicação de papel de parede, pintura de objetos e em painéis (design), mosaicos, aplicações de texturas, entre outras atividades pré-determinadas. O trabalho desenvolvido é avaliado por técnicos/avaliadores do SENAI que, ao término do tempo, conferem a pontuação de acordo com normas internacionais de qualidade.

WorldSkills 2017

A WorldSkills é uma competição que acontece a cada dois anos e reúne os melhores alunos de mais de 60 países das Américas, África, Ásia, Europa e Pacífico Sul. Será avaliado o cumprimento dos desafios propostos dentro de padrões internacionais de qualidade. Os alunos devem demonstrar capacidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais. Em 2017 irá acontecer em Abu Dhabi nos Emirados Árabes.