Estado

Água de rio fica vermelha e peixes são encontrados mortos no Tocantins

peixes_mortos_Uf5ABi0Dezenas de peixes foram encontrados mortos nas margens do rio Lontra em Araguaína, Norte doTocantins. Uma moradora informou neste sábado (16) que a água ficou com uma coloração vermelha e depois os peixes começaram a morrer.

“Eles começaram a subir para a flor da água, como se tivessem caçando ar. Depois começaram a boiar. A gente ligou para os órgãos competente e o Naturatins veio, mas ninguém dá explicação”, reclamou Vivian Nunes.

Ela disse que constantemente as águas do rio Lontra mudam de coloração e peixes são encontrados mortos. No local há um ponto de lançamento de esgoto tratado da companhia de abastecimento de água do Tocantins, a Odebrecht Ambiental.

“Já ocorreu outras vezes de morrer peixes. Essa coloração vermelha é a primeira vez. A gente fica preocupado com o risco de doenças porque muitas crianças tomam banho e brincam no rio, além da própria morte de peixes. O mal cheiro também é horrível”, afirmou a moradora.

rio_vermelhoO Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que foi ao local após receber a denúncia dos moradores e constatou uma “coloração forte na água”.

“O Instituto já está tomando as providências necessárias, acompanhando a ocorrência do fato, que pode ter várias motivações, e elaborando um parecer técnico sobre o assunto [..] pois até mesmo as condições climáticas desse período seca podem interferir na vazão de um rio e modificar sua operação”.

A Odebrecht Ambiental foi procurada, e disse que “análises diárias realizadas em diferentes pontos do Rio Lontra mostram que os níveis de oxigênio apresentaram resultados insatisfatórios em amostras coletadas antes do lançamento de efluente tratado”.

“Esse dado, junto com índices de oxigênio dissolvido melhores em análises após o ponto de lançamento, mostra que outros elementos não relacionados ao lançamento do esgoto tratado, tais como lançamentos clandestinos de esgoto e poluição do corpo hídrico, podem ser as razões para o episódio de mortandade de peixes”, diz a nota.

Por fim, a empresa disse que ainda não foi procurada pelos órgãos ambientais.

(G1)