Desvios em Goiatins refletem na qualidade de vida da população
A população de Goiatins, tem um dos piores índices de desenvolvimento humano do Tocantins. A situação pode ser o reflexo da corrupção no município localizado na região norte do estado e tem pouco mais de 12 mil habitantes. No início da semana, uma operação da Polícia Federal prendeu 13 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa que desviou cerca de R$ 10 milhões da cidade.
Entre os suspeitos está o prefeito Vinícius Donnover e a mulher dele, Sandra Suely. De acordo com o IBGE, o Índice de Desenvolvimento Humano do município é de 0,5. O número mostra que as condições de renda, saúde e educação da população estão abaixo do que é recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Goiatins tem pouco mais de 8,2 mil eleitores e mais de 30% não tem o ensino fundamental completo e menos de 2% tem ensino superior.
Umas das denúncias contra os suspeitos presos na Operação Bagration é a falsificação de contra-cheques para desviar verbas destinadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“A organização criminosa era muito bem estabelecida no município. E não eram realizados apenas empréstimos fraudulentos consignados, como foram identificadas fraudes em diversas execuções de obras que utilizavam recursos federais”, disse o delegado da Polícia Federal Cleiber Malta.
Todos os recursos desviados fazem falta para moradores como Conceição Cavalcante que espera a creche perto da casa dele ficar pronta. “Você está vendo a creche ao lado, há tempos essa obra começou e nunca foi terminada e minha mulher fica sem trabalhar para cuidar dos filhos. Fica difícil assim”, disse o pedreiro.
(G1)