PM dá dicas de segurança para jogar pokémon: ‘Eles são virtuais, você não’
“Evite proximidade de postes, fios e subestações internas (casa de força) e geradores, porque os pokémons são virtuais, mas você não”. Essa é uma das dicas da Polícia Militar do Tocantins para os jogadores de Pokémon Go. O jogo é um fenômeno por onde passa e vários incidentes já foram registrados com jogadores. Por acusa disso, a polícia resolveu divulgar um manual de segurança.
“Não tivemos nenhum registro ligado a isso. As vezes tem casos de roubos em que a pessoa estava em outros aplicativos, mas nada relacionado ao jogo. Mesmo assim, temos a preocupação depois de ocorrências em outros estados”, explicou a major Lourdes Cristina Coelho.
Com bom humor, a PM incluiu características do desenho que deu origem ao jogo e situações do cotidiano nas discas, que são essenciais para evitar acidentes e não ter celulares roubados.
Uma das dicas é: se aparecer algum estranho na sua casa ou estabelecimento comercial, dizendo que precisa capturar um Pokémon, não deixe entrar, pegue ele para você.
O estudante Caio Antônio Mascarenhas afirma que as dicas são muito importantes. Ele conta que costuma sair para caçar os monstrinhos durante a noite de carro, mas sempre vai com os amigos e procura não sair do veículo. Além de nunca jogar e dirigir ao mesmo tempo.
“É interessante jogar com os amigos. Até por causa do incenso que atrai os pokémons, além de acompanhar o nível dos amigos. É um jogo que busca tirar o pessoal de dentro de casa para conhecer o local que mora, os pontos turísticos e acabam fazendo exercícios porque tem que andar”, comentou.
“Nunca joguei dirigindo, sempre como passageiro. Costumo sair com amigos e durante a noite, é o melhor horário. A gente nem sai do carro fica jogando dentro mesmo”.
– Se for para locais abertos, o melhor é convidar os amigos e ir em grupo, e, atenção aos arredores do trajeto, pois a ‘Equipe Rocket’ (vilões) da vida real tenta roubar seu celular durante a distração;
– Nada de procurar os monstrinhos perto de rede elétrica ou dentro de subestações de energia. Evite proximidade de postes, fios e subestações internas (casa de força) e geradores, porque os pokémons são virtuais, mas você não;
– Jogar em locais fechados é mais seguro mesmo sabendo que neles não tem muitos monstrinhos;
– Dê preferência para ir a locais que você conhece bem;
– Evite caçar pokémons em locais afastados e com pouca iluminação;
– Muita atenção por onde anda. Cuidados para não cair ou sofrer acidentes. Atenção especial na travessia de ruas e avenidas movimentadas. Lembre-se sempre do semáforo;
– Não exponha seus equipamentos eletrônicos em qualquer lugar, senão pode perder todos os pokémons que capturou;
– Respeite as propriedades privadas, é necessária autorização. Invasão de propriedade é crime;
– Se aparecer algum estranho na sua casa ou estabelecimento comercial, dizendo que precisa capturar um Pokémon, não deixe entrar, pegue ele para você;
– Os pais devem redobrar a atenção com as crianças, certificando-se de que elas não deixem de realizar suas atividades normalmente. Também é preciso tomar cuidado para que elas não saiam sozinhas. Alerte para não interagir com estranhos;
– Aos motoristas, muita atenção! Além de poder causar acidentes, é infração média conduzir veículo utilizando celular;
– Deixe sempre os familiares cientes do seu paradeiro;
– Caso seja vítima de roubo, não reaja e busque memorizar as características do infrator. Ligue para o 190 e informe o crime à Polícia Militar.
(G1)