Mundo Fashion

Moda: Como amadurecer a imagem com as roupas certas

de-repente-30É natural viver aquela fase na qual ficamos meio perdidas entre as roupas fun e descontraídas (alô, moletom que amamos!) e as mais sóbrias. Não precisa de um dia para o outro virar uma executiva de terninho 24 horas por dia mas, principalmente no trabalho, é importante transmitir uma imagem madura e de confiança. “Com exceção das empresas e áreas extremamente informais (como redações e agências de publicidade), no universo profissional é preciso comunicar alguns atributos através da sua imagem, e um deles é maturidade”, diz a stylist Danise Tavares. É ela quem dá todas as dicas para você garantir um closet da adulta que você já é.
Experimente
Não se acanhe, visite as lojas e experimente peças que você nem imaginava que fosse vestir. Só provando coisas diferentes, bem ao estilo daqueles programas que mudam o look de pessoas malvestidas, que você vai descobrir o que gosta e o que lhe cai bem. Saia de sua zona de conforto e separe novos estilos, cores e modelagens. Não desanime com o que não der certo. Quando chegar em casa cheia de sacolas, vá para a frente do espelho e acrescente peças que você já tem aos looks novos. Fotografe tudo e recorra às imagens quando estiver sem inspiração pra se vestir de manhã. Tem coisa mais gostosa do que um dia tirado só pra ver roupa?

Prateleira do fim de semana
Não chore, mas algumas peças do coração vão ter que ir embora. Tudo o que não serve ou é desconfortavel por causa do comprimento ou do tamanho e elementos “fofos” demais não inspiram profissionalismo. Deixe a camiseta do Mickey e o tricô de lacinhos para sábados, domingos e feriados.

Invista
Por outro lado, peças de alfaiataria são necessárias para comunicar que você é uma adulta. Tenha no armário pelo menos um blazer e duas calças desse tipo. Camisas com colarinho e tecidos planos também comunicam o seu momento maduro da melhor forma possível. Em termos de cores, colocar um pouco das escuras e neutras (exemplo: verde militar, vinho, azul marinho, cinza chumbo) fará contraponto às cores vivas e intensas.
Acessórios
Aquele colar de cupcake e a presilha de flor no cabelo podem ser lindos, mas deixe para os momentos de descontração. Brilho e purpurina, a mesma coisa! Cintos de couro, bijuterias finas e sapatos de salto alto devem entrar na sua vida profissional de vez. Sandálias, só se forem de salto grosso, pra fugir do visual de balada. O bom e velho scarpin não tem erro. Se você não curtir ficar no salto alto, prefira as sapatilhas de bico fino, oxfords e mocassins. Rasteirinhas e tênis só valem se você trabalhar com moda ou em ambientes informais.

Sem marasmo
Não estamos falando pra você pegar sua identidade e jogar no lixo de um dia para o outro e vestir a fantasia de company girl da cabeça aos pés. Cumpridas algumas regras básicas do guarda-roupas adulto e estando à vontade com elas, é possível brincar com elementos que você adora e fazem a linha jovem. Uma calça de alfaiataria, por exemplo, vai bem com uma blusa de modelagem mais soltinha e moderna. Existem também calças de alfaiataria que dão uma escapadela para um visual gracioso, como um detalhe no cós, boca mais aberta ou skinny e cores alegres. Um blazer marinho clássico também fica ótimo com uma blusa sem colarinho e colorida. A escolha dos acessórios também cumpre esse papel de sair da mesmice. Um maxicolar, por exemplo, transforma um look total clássico em um visual só seu.

(revistaglamour)