Ronaldo Dimas vence Valderez pela 2ª vez consecutiva e conquista sua reeleição
O candidato à reeleição Ronaldo Dimas (PR) venceu nas urnas para prefeito de Araguaína, derrotando pela segunda vez consecutiva a deputada e ex-prefeita Valderez Castelo Branco neste domingo (2). Ronaldo enfrentou a disputa com seis candidatos, superou a rejeição apontada nas pesquisas e virou o jogo.
Com 99% das urnas apuradas, Dimas obteve 40,80% dos votos (32.346), contra 30,9% (24.286) de sua principal concorrente, Valderez. Olyntho Neto (PSDB) ficou em terceiro com 21.42% (16.987) e Paulo Roberto (PPS) em quarto com 3,67% dos votos (2.912). Dona Ely do Pró-Vida conquistou 1,61 % (1.280), Charles Pitta (PEN) 1,03% (819) e o professor Mayst (PSOL) 0,83% (657). Brancos e nulos somam 7,9% e as abstenções chegaram a 15,71% (16.049).
Ao longo da disputa, além de seus adversários, Dimas teve que enfrentar a própria rejeição causada por medidas impopulares. Os adversários exploraram os pontos fracos de Dimas, com ferrenhas críticas a planta de valores do IPTU, a ‘indústria de multas’ e o descumprimento de propostas do gestor, feitas na eleição passada.
Por outro lado, ele partiu para a ofensiva e expôs o passado, processos e pontos fracos de seus principais concorrentes: Valderez e Olyntho Neto. Além da guerra do discurso, outro campo bem explorado por Dimas foi o Jurídico, com dezenas de medidas judiciais contra concorrentes e até militantes dos adversários. Ele lutou até os últimos instantes para garantir a reeleição, usando principalmente as redes sociais para divulgar propostas e desmentir boatos contra ele.
Dimas afirma que a população entendeu suas propostas e acreditou ser as melhores. E por este motivo, confiou a ele o segundo mandato.
Comparando com o pleito passado (2012), Dimas veio mais ‘descolado’ e apostou nas propostas sem muitos efeitos especiais. Ele pediu nova chance para prosseguir o trabalho, apesar da crise, que segundo ele, foi a responsável por paralisar muitas obras em Araguaína.
Perfil
Ronaldo Dimas, 55 anos, é natural de Frutal-MG e sua família se mudou para Araguaína no início da década de 80. É engenheiro civil, formado pela Universidade de Uberaba – UNIUBE.
Ronaldo foi um dos fundadores e primeiro presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins – SINDUSCON/TO, em 1992 a 1997. Esteve à frente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO como presidente por dois mandatos, nos anos de 1997 a 2003.
Carreira política
Eleito deputado federal em 2002, exerceu o mandato na legislatura de 2003 a 2007. Concorreu às eleições para o executivo municipal em 2008, mas foi derrotado por Valuar Barros. Em, 2012, concorreu à Prefeitura de Araguaína e venceu a ex-prefeita Valderez Castelo Branco.
(araguainanoticias)