Estado

MPE investiga suposta fraude em programas habitacionais

a57f39e2121933O Ministério Público Estadual (MPE) investiga uma suposta fraude na seleção de famílias em programas habitacionais no município de Colinas do Tocantins, na região norte do estado. Computadores, documentos e anotações foram apreendidos na prefeitura e na Secretária de Habitação pela 2ª Promotoria de Justiça de Colinas.

Os documentos foram apreendidos na semana passada, mas as informações foram divulgadas nesta segunda-feira (3).

A ação foi autorizada pela Justiça, visando obter provas que colaborem com a Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo MPE, no início de setembro, contra o prefeito José Santana Neto e os servidores municipais por supostas fraudes e favorecimento na distribuição de casas.

Na liminar que autoriza as apreensões, a juíza da vara civil de Colinas ordenou que a gerência da Caixa Econômica Federal, em Palmas, seja notificada para que apresente os nomes e números de pessoas contempladas nos programas habitacionais, em Colinas, durante a gestão do prefeito José Santana Neto.

Conforme o MPE, por questões de segurança, o material apreendido foi transferido para Palmas, onde segue sendo analisado e será encaminhado para perícia da polícia técnica.

Resposta

A Prefeitura de Colinas disse, em nota, que “a ação do Ministério Público ocorrida na última semana foi recebida sem resistência por parte dos órgãos municipais. O município ressalta que a ação do MPE investiga tão somente a forma de seleção de famílias que receberam suas casas, na qual foram seguidas as normas do Programa Minha Casa Minha Vida no âmbito nacional e municipal. E destaca que está à disposição para colaborar com os procedimentos necessários junto ao órgão fiscalizador.”

(Portal O Norte)