Destaque

Feira Literária cresce e vira destaque na imprensa nacional

Divulgação

A edição 2012 da Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins – termina no próximo domingo, dia 15. Este ano, a grandiosidade do evento tem rompido as barreiras do Estado se transformando em destaque em veículos de comunicação de nível nacional.

A jornalista Carolina Pimentel foi a autora de uma reportagem publicada no portal de Noticias da Agência Brasil. A programação multicultural, que atende a todas as pessoas, foi destacado pela profissional que também salientou as homenagens feitas ao movimento de tenentes e capitães liderados por Luís Carlos Prestes.

Para o secretário da Comunicação Social, Arrhenius Naves, a notícia nacional mostra que o Tocantins tem acertado ao efetivar políticas públicas que proporcionem acesso à cultura e à leitura. “A grandiosidade do evento, com a descentralização da Flit, que percorreu 12 cidades tocantinenses, mostrou a preocupação do Governo do Estado em democratizar o acesso a leitura e aos livros, bem como, as diversas expressões culturais como o teatro e as manifestações culturais regionais foram o grande destaque da Feira neste ano”, disse ele.

Naves também destacou o pioneirismo do Estado na organização do Evento. “Tal iniciativa contribuiu para que o Tocantins fosse o estado pioneiro no país em realizar uma Feira Literária itinerante, que durante 58 dias ofereceu a população o acesso aos mais diversos autores e gêneros literários. Além de levar aos municípios palestrantes e atrações nacionais. A Flit consolida-se como a maior feira literária do Norte e Nordeste brasileiro”, frisou o gestor.

De acordo com o gestor a Flit rompeu as fronteiras do Tocantins e alcançou espaço nos mais diversos segmentos, seja eles empresarial, literário, educacional, cultural ou midiático atraindo veículos de rede nacional que deram destaque a Feira nesses 10 dias em que ela está sendo realizada em Palmas. “Para se ter uma ideia da dimensão que a Flit tem, só em Palmas foram 460 atividades para atrair um público estimado de 500 mil pessoas. Além disso, durante o evento o Tocantins sediou 1º Seminário Nacional do Plano Nacional do Livro e da Leitura, onde se discutiu formas de democratizar o acesso a leitura. Por ser um dos estados mais novos da federação, o Tocantins sai na frente para garantir as futuras gerações o contato com a literatura”, finalizou o secretário.

Os interessados em ver a matéria podem acessar o link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-07-13/depois-de-percorrer-12-cidades-feira-literaria-do-tocantins-termina-domingo

(SECOM-TO)