Estado

IML libera corpos de vítimas do desabamento de gruta

a5819eca2e9d01Por volta das 3h30min, o Instituto Médico Legal (IML) de Palmas liberou na madrugada desta quarta-feira (2), os corpos das 10 vítimas do desabamento de uma gruta em Santa Maria do Tocantins, Nordeste do estado.

Desde de que os corpos chegaram ontem por volta das 22h30, uma força-tarefa formada por seis técnicos de necropsia, foi montada para realizar os exames. Segundo a informou a prefeita Helen Rute de Freitas, os corpos deles e dos demais mortos no incidente estão sendo preparados por uma funerária de Palmas e devem chegar à Santa Rita na tarde de hoje.

Sete mulheres e três homens morreram e entre as vítimas fatais da tragédia estão duas crianças e a mãe delas. Cinco vítimas são de Itacajá, três de Santa Maria do Tocantins e duas de Pedro Afonso.

O Governo do Estado divulgou uma lista com o nome dos mortos no desabamento. Foram eles:

1. Valdemir Lourenço de Oliveira, de 57 anos – de Santa Maria do Tocantins;
2. Ozeias Menezes Santiago, de 10 anos – de Itacajá;
3. Sunamita Menezes Santiago, de 9 anos – de Itacajá;
4. Elma Divina Menezes Santiago (mãe das crianças), de 49 anos – de Itacajá;
5. Nercilia Dias Coutinho, de 64 anos – de Itacajá;
6. Dorival Pinto Soares, de 58 anos – de Santa Maria do Tocantins;
7. Joanice de Sousa Miranda, de 52 anos – de Itacajá;
8. Domingas Pereira Guimarães de Sousa, de 56 anos – de Santa Maria do Tocantins;
9. Deuzenira Ferreira da Luz, de 45 anos – de Pedro Afonso;
10. Tais Soares Ferreira, de 17 anos – de Pedro Afonso.

Entenda

A tragédia de Santa Maria do Tocantins aconteceu na manhã dessa terça-feira (1º), quando uma gruta desabou sobre pessoas que participavam da celebração do Dia de Todos os Santos. Um evento com tradição de mais de 50 anos na cidade.

Segundo o corpo de Bombeiros, cerca de 50 pessoas participavam do evento e cerca de 15 estavam dentro da gruta na hora do acidente, dez morreram vítimas do desabamento e outras dezenas ficaram feridas e precisaram ser encaminhadas para hospitais da região.

A gruta fica numa região conhecida como “Casa da Pedra”, a cerca de 10 quilômetros da cidade.

A prefeita da cidade, Helen Rute de Freitas, disse que a gruta fica numa região conhecida como Casa de Pedra, a cerca de 10 quilômetros da cidade, que se mobilizou com o suporte dos Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil no resgate às vítimas.

(Portal O Norte)