Casal de pinguins gays comemora 10 anos de união
Apesar do chavão de que relacionamentos gays não duram muito, olhando bem o que não falta é exemplo de casais de dois machos que estão juntos há muitos, muitos anos. Alguns até no mundo animal: essa semana, dois pinguins humboldt do zoológico de Bremerhaven, na Alemanha, estão celebrando dez anos de vida a dois.
Dotty e Zee não se desgrudam desde se conheceram. Os veterinários do zoológico a princípio pensavam que os dois eram um casal heterossexual. Depois de, no entanto, perceberem que mesmo depois de alguns anos juntos os dois não tinham filhotes, os profissionais fizeram exames de DNA nos dois e descobriram que eram dois machos.
Isso não chega a ser tão excepcional – o que não falta são exemplos de animais que apresentam comportamento homossexual. E nem mesmo no próprio zoológico isso é incomum: dos 10 casais de pinguins que vivem em Bremerhaven, 3 são formados por casais de dois machos.
Como essa espécie está ameaçada de extinção, a equipe do zoológico obteve seis fêmeas de um outro zoológico da Suécia, para tentar incentivar a reprodução dos bichinhos, sem sucesso. Se frustrou os planos de novos ovinhos no zoológico, comprovou a força da união dos casais homossexuais. “Essa é uma das especies que corre maior risco de extinção no mundo. Estima-se que haja 2 mil indivíduos da espécie no mundo”, avalia um veterinário de Bremerhaven. “Os três casais gays permaneceramjuntos, o que mostrou que formam relacionamentos realmente fortes.”
Todos os anos Dotty e Zee controem um ninho, o que indica que desejam formar uma família. Eles tiveram sorte em 2009: uma fêmea rejeitou seu ovo, que lhes foi dado de presente pela equipe do zoológico para que tomassem conta. Os dois chocaram o ovo em conjunto, e desempenharam seu papel como pais do filhote de maneira exemplar: compartilharam as tarefas de alimentá-le e garantir que se tornasse uma pinguinzinha saudável e feliz.
(UOL)