Polícia Civil coordena segurança das provas do Enem em todo o Estado
Na manhã dessa quinta-feira, 3, a Policia Civil efetuou a escolta terrestre e aérea dos veículos dos correios que transportaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro até o centro de distribuição dos Correios, em Palmas.
De acordo com o coordenador operacional de segurança do Enem no Estado, delegado Luciano Barbosa de Souza Cruz, equipes das polícias Civil e Militar farão a segurança nos locais de provas.
Ao todo, serão empregados cerca de 320 policiais civis e militares envolvidos na escolta e segurança dos locais de aplicação das provas, os quais estarão distribuídos nos 31 municípios onde serão realizados exames e nos 150 locais de aplicação. Destes, 21 serão destinados às pessoas que guardam o sábado, como dia sagrado, em diferentes municípios.
“O planejamento operacional elaborado garantirá a segurança nos locais de aplicação e o sigilo de todo o processo seletivo, fato que dará tranqüilidade aos participantes e a todos os que estão trabalhando no evento”, afirmou o delegado de Polícia, Luciano Cruz.
O coordenador operacional ressalta que além da segurança aproximada, um Centro de Operações será montado na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para monitorar todo o trabalho das equipes.
O Centro de Operações será composto pelo coordenador Operacional de Segurança, por um oficial da Polícia Militar, por um representante dos Correios, por um representante do Inep, pela coordenadora Estadual de aplicação das provas e pelo operador de Rotas.
No Tocantins, até o momento, dois locais de aplicação de provas tiveram os exames adiados em razão de ocupação por estudantes.
As provas
O maior e mais importante exame de conhecimentos do Brasil, o Enem 2016, acontece neste final de semana, 5 e 6, sendo aplicado para mais de 8 milhões de pessoas.
Horário de Verão
Os candidatos que realizarão as provas do Enem 2016 no Tocantins devem ficar atentos quanto aos horários, já que o Estado não segue o Horário de Verão. Por causa disso, para igualar ao horário de Brasília, os portões dos locais de prova serão abertos às 11 horas no Tocantins, sendo fechados pontualmente às 12 horas.
(Portal O Norte)