Estado

Secretário defende participação de todos os estados na Copa de 2014

Foto por: Divulgação/Secom-Go

Representando o governador Siqueira Campos, o secretário estadual da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, participou em Goiânia (GO) do Fórum Sobre a Copa do Mundo de 2014 e defendeu que todos os estados precisam do apoio financeiro do Governo Federal para que o país consiga receber bem os turistas que vierem para o maior evento de futebol do Planeta. O Fórum aconteceu nesta terça-feira, 20, e reuniu representantes de 15 estados brasileiros que não vão sediar jogos da Copa e pretendem ser subsdede, ou seja, um CTS – Centro de Treinamento de Seleções para o evento. O ex-jogador e atual membro do conselho de administração do Comitê Organizador Local, Ronaldo Nazário, e o governador de Goiás, Marconi Perillo, também estiveram presentes.

Durante a abertura do Fórum o secretário conversou com Ronaldo Nazário, que destacou que o Tocantins tem chances reais de ser uma subsede, já que, segundo ele, as seleções preferem cidades mais calmas, sem prédios no entorno dos locais de treinamento, para manter a privacidade, e com muita natureza. “Todos os pontos positivos apontados pelo Fenômeno [Ronaldo] Palmas e Araguaína possuem. Isso é mais uma importante informação que nos dá mais motivação para continuar na luta pela subsede da Copa”, afirmou Olyntho Neto.

Durante a palestra que proferiu pela manhã, Ronaldo destacou ainda que “a Copa é de todo o Brasil”. Com isso, o Fenômeno pontuou que as cidades que não receberão jogos podem e devem sonhar em receber eventos e seleções que disputarão o Mundial.

No Fórum os Estados apresentaram o que têm feito para melhorar a infraestrutura de suas cidades e debateram as possibilidades de capacitar os centros de treinamento para oferecer hospedagem a uma das 32 seleções estrangeiras que disputarão a Copa.

Carta do Fórum

Ao final do encontro, a Carta do Fórum sobre a Copa, contendo várias reivindicações a respeito da participação dos estados na Copa do Mundo de 2014, foi assinada pelo governador Marconi Perilo e pelos gestores estaduais de esporte que estavam no evento. O documento será entregue à presidente Dilma Roussef, em Brasília (DF).

(Fernanda Cappellesso e Samuel Daltan – SECOM)