Prefeitura de Porto Nacional inicia mutirão da limpeza
O prefeito Joaquim Maia (PV) determinou o início do mutirão da limpeza para esta segunda-feira, 9, em Porto Nacional. Após as eleições a limpeza na cidade e o recolhimento do lixo nas ruas ficaram comprometidos. Os trabalhos devem durar em torno de 15 dias.
Com as demissões em massa promovida pelo ex-prefeito, em Luzimangues serviço parou e o acúmulo de lixo foi inevitável causando não só transtornos mas também colocando em risco a saúde da população. Em Porto Nacional, as coisas não ficaram diferente, além das demissões o atraso no pagamento dos garis fez com que o município se tornasse uma das cidades mais sujas do Estado.
O prefeito, além de encontrar a prefeitura em situação financeira caótica, ainda se deparou com o problema criado pela irresponsabilidade do ex-prefeito em relação à limpeza da cidade. Além de entulhos e galhadas, toneladas de lixo doméstico ainda estão espalhados por todo o município. Para solucionar o problema o gestor municipal traçou um mutirão junto à Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Mobilidade Urbana que contará com o apoio da Secretaria da Sáude. O mutirão irá começar as 8 horas, nesta segunda-feira, com as máquinas e homens saindo de frente a Prefeitura.
Máquinas e equipamentos
Para o serviço a prefeitura irá contar com seis caminhões, uma retroescavadeira, 30 roçadeiras costais, duas pá-carregadeira, uma patrol, um bob cat e uma cata treco. Em torno de 80 homens serão envolvidos no mutirão. O mutirão, dividido em cinco equipes terá início nos bairros Umuarama, Jardim Municipal, Padre Luzo, Anel Viário e Orla. Toda a cidade e distritos serão contemplados. Os trabalhos terão apoio de máquinas e caminhões cedidos pelo Estado, liberados através de um requerimento do deputado Valdemar Júnior.
Limpeza terceirizada
Na administração anterior a empresa contrata para o serviço de coleta de lixo tinha um contrato de R$ 550 mil. Isso para fazer apenas Porto Nacional. O distrito de Luzimangues ficava por conta de prefeitura. Essa diferença no valor mensal dará ao final de um ano uma economia de R$ 1.320,000,00. Considerando que a limpeza de Luzimangues gerava uma despesa mensal para o município de R$ 30 mil ao final de um ano o município terá economizado mais R$ 360 mil.
Somados os valores, o novo contrato assinado pelo prefeito Joaquim Maia dará uma economia de R$ 1.680,000,00 ao município. Vale ressaltar que tal economia foi alcançada em apenas um contrato feito pela nova gestão. (Com informações da assesseria de imprensa)