Vereadores querem a liberação da Cavalgada de Gurupi durante a Expo
O vereador Eduardo Fortes (PSDB), juntamente com os vereadores, Valdônio Rodrigues (PSB), e Jair Sousa (PMDB), se reuniram na segunda-feira, 10, em Palmas, com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, para tratar sobre a proibição da Cavalgada de Gurupi. Na ocasião, foi discutida a determinação judicial que restringe no município, aglomerações de equinos em eventos como cavalgadas, leilões e vaquejadas devido à doença do Mormo. Os vereadores da cidade defenderam a realização da Cavalgada durante a Expo Gurupi que acontece durante os dias 29 de abril a 6 de maio.
Gurupi é limite aos focos da doença que foram registrados em Formoso do Araguaia, Sandolândia e Cariri do Tocantins, o que provocou uma determinação judicial para impedir a proliferação da doença.
Após questionamentos dos vereadores, o presidente da Adapec, Humberto Camelo, comunicou nessa quarta-feira, 12, em ofício ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse, que todos os exames feitos com animais do município de Gurupi deram resultado negativo para Mormo.
Com o ofício em mãos, os vereadores irão tentar convencer o Ministério Público e o Poder Judiciário a liberar a cavalgada.
“Pelo resultado estamos livre da doença Mormo em Gurupi, porém não foi constatado sinais positivo dessa doença em nosso município. Vamos tentar convencer o Ministério Público e o Poder Judiciário a liberar a cavalgada”, finalizou Eduardo Fortes.
Presentes
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), e o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edinho Fernandes também participaram da reunião, organizada pela deputada Josi Nunes (PMDB). (Com informações da assessoria de imprensa)