Reitora da UFT, Isabel Auler, morre em hospital de Palmas
Morreu na tarde desta segunda-feira (1º) em Palmas a reitora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler, aos 65 anos. Ela estava internada em um hospital particular da capital desde a semana passada. A reitora se recuperava de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu durante uma viagem ao exterior no início do ano.
Conforme a assessoria de comunicação da UFT, a reitora passou mal após o feriado de Tiradentes e foi internada em estado grave. O motivo da morte ainda não foi informado. O velório deve ser realizado no auditório Cuica, dentro da universidade.
A cerimônia deve começar por volta das 23h desta segunda-feira (1º) e será aberta à comunidade. A partir das 10h desta terça-feira (2) haverá um período de visitação apenas para a família. Depois disso, o corpo deve deixar a UFT por volta das 11h em direção ao Cemitério Jardim das Acácias, onde o enterro está previsto para ocorrer ao meio-dia.
O vice-reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, decretou luto oficial de três dias.
AVC
Isabel sofreu AVC no dia 26 de janeiro, quando viajava de férias com o filho. Foi levada para um hospital em Buenos Aires onde ficou internada por cerca de 11 dias. Com o estado de saúde grave, ela chegou a ficar em coma induzido, mas teve melhoras e foi transferida para o Brasil.
Já em Palmas, Isabel Auler recebe alta após 20 dias hospitalizada. Ela chegou a retomar a reitoria da universidade no último dia 17 de abril.
Perfil
Isabel Auler tinha 65 anos e nasceu em Jaú (SP). Ela era doutora em educação e integrava os quadros docentes do curso de graduação em pedagogia do campus de Palmas. Ela era servidora da UFT desde a implantação da universidade, em 2003.
Ela assumiu o cargo de reitora em julho de 2016, após receber, com o vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, 63% dos votos da comunidade universitária. Em sua trajetória, foi vice-reitora entre 2012 e 2016, pró-reitora de graduação no período de 2007 a 2012, e diretora de ensino entre 2005 e 2007.