Estado

Banhistas são atacados por piranhas na praia de Babaçulândia

Pelo menos 12 banhistas foram atacados por piranhas na orla de Babaçulândia, norte do Tocantins, neste domingo (30). O relato é da supervisora de vendas Antônia Rejane Oliveira, que foi uma das vítimas. Ela conta que estava com a família na praia da Coco quando sentiu uma mordida no dedo. Quando levantou o pé, viu que estava saindo sangue. O filho dela, de 19 anos, também foi atacado.

Antônia é moradora de Araguaína e conta que sempre vai à Babaçulândia nos fins de semana. O local fica às margens do rio Tocantins. “Lá é o local de lazer mais próximo de Araguaína, fica a 60 km. Gostamos de ir lá”, contou ao G1 nesta segunda-feira (1º).

Ela disse que esta não é a primeira vez que acontece os ataques. Por causa disso, os banhistas passaram a se alimentar longe da água, mas mesmo assim algumas pessoas acabaram sendo mordidas.

“Estávamos sentados nas cadeiras com os pés na água. Eu e meu filho resolvemos tomar banho, quando fomos mordidos. Quando eu vi o sangue, saímos logo porque poderia atrair outras. Vi que várias pessoas foram atacadas. Pelo menos 12”, contou.

Antônia conta ainda que antes tinha telas de proteção para evitar os ataques, mas que desta vez não viu as redes no local.

O prefeito da cidade Aleno Dias disse que é o cheiro de comida que atrai os peixes. “Enquanto o pessoal não retirar as churrasqueiras que eles colocam próximo a água, vai ficar difícil resolver o problema. O cheiro e o próprio alimento são atrativos”.

Sobre as telas de proteção, o gestor disse que elas foram cortadas. “Nós procuramos o Consórcio Estreito Energia, porque a responsabilidade também é deles. Eles vão nos ajudar a trocar o material da tela e colocar um mais resistente”, disse.