IBGH atrasa salário, paga metade do valor e culpa poder público
Profissionais que atuam na área da saúde pública do município de Araguaína procuraram a reportagem do Portal O Norte para reclamar o atraso e a falta do pagamento integral do salário dos colaboradores referente ao mês de março.
Essa não é a primeira vez que os colaboradores enfrentam a situação que tem sido recorrente na gestão do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH, terceirizado pelo município e responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araguaína Sul, Ambulatório de Especialidades e Hospital Municipal de Araguaína (HMA). No ano passado, por exemplo, os servidores que receberam o salário previsto para dezembro em atraso, passaram o Natal sem receber o 13º.
De acordo com denúncia dos profissionais que trabalham nas unidades geridas pelo IBGH, este mês de abril, eles receberam apenas a metade do salário referente ao mês de março e ainda em atraso.
Uma das servidoras que preferiu não se identificar disse que os profissionais estão cansados da rotina de atrasos e destaca: “A gente trabalha o mês inteiro pra receber metade do que deveria? Temos família, despesas e contas para pagar e isso não é justo!”
O Portal O Norte procurou o IBHG, para explicar a situação. Em nota o IBGH afirmou que os “pagamentos dos colaboradores previstos para 5 de abril, estão sendo realizados de forma parcial em virtude do não repasse por parte do poder público do valor fixado em contrato”.
O IBGH afirmou que está tentando junto ao poder público a complementação do repasse “o mais breve possível para concluirmos o integral pagamento dos colaboradores”.
O Instituto reforçou que esta ciente do seu compromisso com o pagamento dos colaboradores, compreendendo que todos possuem contas a pagar, entre outras necessidades. “Estamos empenhados em resolver a situação o quanto antes”.