AraguaínaEstado

Veja quem são os candidatos ao senado pelo Tocantins nas eleições de 2018

Nomes foram lançados durante as convenções realizadas no fim de semana. Os registros de candidaturas devem ser feitos até o próximo dia 15.

 

Conheça os candidatos confirmados pelos partidos políticos do Tocantins para disputar o senado nas eleições de 2018. Os nomes foram divulgados nas convenções realizadas até a noite deste domingo (5).

Eles vão disputar duas vagas que hoje são ocupadas por Vicentinho Alves (PR) e Ataídes Oliveira (PSDB), ambos candidatos a reeleição.

Os candidatos estão em ordem alfabética:

Antônio Jorge (PSL)

 

 

O ex-deputado federal Antônio Jorge Godinho vai disputar uma vaga no senado pelo Partido Social Liberal (PSL). O político foi eleito deputado Estadual Constituinte em 1988 e foi reeleito em 1990. Em 94, venceu a disputa por uma vaga como deputado federal e foi eleito novamente em 1998.

Antônio Jorge é natural de Taguatinga e vive em Palmas desde 1990. Atualmente, é presidente do Sindicato Rural de Palmas.

Ataídes Oliveira (PSDB)

Ataídes Oliveira é senador e foi indicado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para reeleição ao cargo.

O candidato nasceu em 1959 em Estrela do Norte, divisa de Goiás com Tocantins. De família humilde, ele estudou em Anápolis e iniciou a carreira como empresário do ramo de consórcios, construção civil e revenda de veículos.

Formado em contabilidade e direito, atuou como professor universitário e advogado tributarista. Em 2011, chegou ao senado como suplente do senador João Ribeiro. Depois, assumiu a cadeira de senador no final de 2013.

Cesar Halum (PRB)

César Hanna Halum é presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e será um dos candidatos ao senado nas eleições de 2018.

Ele nasceu 1954, na cidade de Anápolis (GO), e se formou em medicina veterinária. Em 1988, iniciou a carreira política, quando se elegeu vereador em Araguaína. Chegou a Palmas em 1995, onde ocupou o cargo de Diretor de Indústria, Comércio e Turismo do Estado do Tocantins por dois anos.

Também foi presidente do Ruraltins e em 2002 foi eleito Deputado e reeleito em 2006. Em 2011, César Halum chegou ao seu primeiro mandato como Deputado Federal, sendo reeleito em 2014. O deputado é casado e pai de três filhos.

Farlei Mayer (PSL) – pedido

Farlei Mayer é o candidado do Partido Social Liberal (PSL) ao Senado. Ele é natural de Santa Cruz do Sul (RS), mas está em Palmas desde dezembro de 1996.

O candidato é agente de classe especial da Polícia Federal há 22 anos, graduado em direito, com pós-graduação em direito tributário pela UFT/Unitins, além de especialização em segurança pública pela Academia Nacional de Polícia, em Brasília.

Atualmente faz doutorado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). É a primeira vez que disputa um cargo público. Farlei Mayer é pai de quatro filhos.

Irajá Abreu (PSD)

 

Irajá Silvestre Filho, conhecido como Irajá Abreu, foi lançado candidato pelo Partido Social Democrático (PSD). Ele nasceu em 1983 e é formado em Publicidade e Propaganda e já trabalhou como empresário e produtor rural.

Filho da Senadora Kátia Abreu, Irajá Abreu foi eleito deputado federal em 2011. Durante o mandato, se licenciou para assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no governo do Tocantins. Foi reeleito como deputado federal em 2014.

Melque Aires (PSOL)

Melquesedec Magalhães Aires tem 54 anos, é teólogo e produtor rural. Nasceu em Brejinho de Nazaré (TO) e começou a carreira pública em 1998, como secretário de governo da Prefeitura de Palmas. Em 2002, assumiu uma das cadeiras de vereador da capital.

Já ocupou os cargos de presidente do Banco do Empreendedor (BEM), vice-presidente do Naturatins e subsecretário de governo no executivo estadual.

Paulo Mourão (PT)

Paulo Mourão atualmente ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa do Tocantins e foi lançado candidato ao senado pelo PT. Ele nasceu em Cristalândia, em 1956, e se formou em engenharia agronômica. O político exerceu quatro mandatos consecutivos de deputado federal (1989 a 2003) sendo considerado um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso nacional.

Também foi prefeito de Porto Nacional entre 2005 e 2008, recebendo por duas vezes consecutivas o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Também foi secretário Estadual de Assuntos Estratégicos (2009) e atualmente desempenha um atuante mandato como deputado estadual.

Siqueira Campos (DEM)

Aos 90 anos, José Wilson Siqueira Campos busca uma vaga no senado após se escolhido como candidato pelo Democratas.

Ele nasceu em Crato (CE) em 1928. Foi o autor da emenda de criação do estado do Tocantins e foi governador por quatro mandados (de 1989 a 1991, de 1995 a 1998, 1999 a 2002 e de 2011 a 2014).

O primeiro cargo político foi em Colinas do Tocantins, quando foi eleito vereador. Ele foi eleito deputado federal por dois mandatos, o último entre 1971 e 1988, e propôs separar o norte goiano e criar o Tocantins. Por causa disso, chegou a ser preso e fez greve de fome. Siqueira Campos foi responsável por escolher o local de criação e fundar a capital do Tocantins.

Vicentinho Alves (PR)

Antes de entrar na política, Vicentinho Alves foi piloto comercial, empresário e agropecuarista. Iniciou a vida pública como prefeito de Porto Nacional, em 1989. Foi presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), deputado estadual por dois mandatos, presidente da Assembleia Legislativa e deputado federal.

Assumiu a vaga de senador para o mandato 2011-2018, após a cassação de Marcelo Miranda. Vicentinho é casado com Adailde Alves de Oliveira e pai de quatro filhos. Em 2018, ele disputou o governo do Tocantins na Eleição Suplementar e ficou em segundo lugar.