Brasileiro morre a caminho de Santiago de Compostela, na Espanha
Guarda Civil diz que morte pode estar relacionada à onda de calor que atinge a Europa. Vítima era de Porto Alegre.
Um brasileiro foi encontrado morto nesta segunda-feira (6) em uma das rotas do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Segundo a Guarda Civil, a causa da morte pode estar relacionada à onda de calor que atinge a Europa.
De acordo o jornal “Notícias de Navarra”, o brasileiro era procurado desde o último domingo, quando foi dado por desaparecido. Se corpo foi encontrado na região de Izco.
A vítima é Fernando Luiz Righi de Oliveira, de Porto Alegre, segundo a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul (ACAARGS), da qual ele fazia parte.
A associação lamentou a morte de Fernando pelo Facebook: “Sentimos muito dar essa notícia, pois a cada peregrino que entregamos a credencial, recebemos um abraço apertado e vemos o brilho nos olhos de cada um. Esse brilho agora é eterno peregrino. Buen Camino”, diz a nota.
Segundo o comunicado, a família de Fernando foi para a Espanha.
Onda de calor
Pelo menos seis pessoas morreram na Espanha pela onda de calor desde a quarta-feira passada. Nesta segunda, as autoridades espanholas confiramaram as seguintes mortes no país:
- Três pessoas em Tarragona, na Catalunha. Duas delas seriam moradoras de rua;
- Duas pessoas na região de Murcia, no sul da Espanha, entre elas um operário que trabalhava em uma rodovia próximo à cidade;
- Um idoso de 81 anos na província de Extremadura, no oeste, onde as temperaturas superaram 45°C.
As agências de meteorologia esperam que a onda de calor comece a se dissipar nesta semana em Portugal e na Espanha. As temperaturas continuam altas, porém, na região central da Europa. Lá, o pico de calor deve ser atingido ainda nos próximos dias.