Após ficar interditada, catedral histórica de Porto Nacional será reaberta com missa de cinzas
Fiéis participam de missa às 19h para reinaugurar igreja. Catedral é patrimônio histórico e ficou interditada parcialmente para a reforma do telhado.
A Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional, será reinaugurada com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, data tradicional para os católicos e que é comemorada após o período de carnaval. A igreja estava fechada para reforma e ficou parcialmente interditada desde março de 2018, após apresentar vários problemas estruturais.
Entre a programação desta quarta-feira (6), haverá uma missa às 19h. Uma fiel da igreja informou que os membros estão organizando bancos e demais objetos dentro da catedral.
A partir desta quarta-feira, portanto, a igreja segue com a programação normal.
Em março de 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recomendou a interdição da igreja e o local ficou parcialmente interditado. Mesmo assim o padre continuou fazendo missas em uma parte do templo.
As obras de reforma do telhado e forro do altar começaram no dia 16 de outubro e o local foi fechado para visitações e programações em geral. A previsão é que a reforma fosse custar R$ 100 mil.
A Catedral Nossa Senhora das Mercês é um dos principais pontos turísticos de Porto Nacional e é considerado patrimônio histórico da cidade desde 2008. A construção do prédio é antiga e o local já foi alvo de vários problemas. Em outubro de 2017, goteiras provocaram estragos no local e ameaçavam a estrutura da igreja.
Além dos problemas estruturais, em 2016 a igreja foi infestada por morcego e fezes do animal chegavam a escorrer do forro. O mau cheiro incomodava os fiéis.
A construção é de 1894 e foi tombado como patrimônio histórico há mais de 10 anos. A última reforma no telhado da catedral foi em 2002 e para continuar tendo missa, a comunidade precisou recorrer a improvisos.
Reforma do telhado e forro do altar principal da igreja de Porto Nacional foi concluída