Ex-diretor de ensino, José da Guia assume Secretaria de Educação de Araguaína
O ex-diretor regional de Ensino de Araguaína, José da Guia assumiu o comando da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, cargo antes ocupado por Jocirley de Oliveira, que assume como presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável do Município. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial nº 1765, dessa quinta-feira (7).
Perfis
José da Guia é formado em Letras pela Unitins, pós-graduado em Gestão Educacional e mestrando em Ciências da Educação. Foi membro da Comissão Regional de Avaliação Prêmio Gestão e da Comissão Regional no Processo Seletivo de Coordenadores e Gestores Escolares e coordenador regional administrativo e financeiro na Diretoria Regional de Ensino de Araguaína e também diretor regional do órgão por duas vezes.
Na Prefeitura, o novo gestor já foi superintendente de Proteção Social Especial na Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social e secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Jocirley de Oliveira é graduado em Geografia, História e Pedagogia, tem especialização em Planejamento Educacional, Orientação Educacional e Gestão Pública, além de Mestrado em Ciências da Educação e em Educação pela UFT. Foi professor do Ensino Fundamental, Ensino Médio, graduação e pós-graduação e diretor da Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutizk.
Foi secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Araguaína desde 2013 e nesse mesmo período foi presidente por dois mandatos da União Nacional dos Secretários Municipais de Educação – Regional Tocantins (UNDIME).
Educação
A Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer é o órgão responsável pela gestão dos sistemas infantil e fundamental de ensino contribuindo para a formação do cidadão e sua inclusão social. O órgão implanta e coordena as políticas municipais de educação, orienta e fiscaliza o funcionamento de 48 colégios municipais (30 na zona urbana e 18 na zona rural), além de 24 creches.
Instituto
O Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Araguaína é responsável pela implementação de projetos estratégicos para a cidade, como o Araguaína Conectada e o sistema de videomonitoramento.
O instituto ainda tem como atribuição ampliar a governança digital da cidade, lançar novas estratégias de atração de investimentos e aplicar a tecnologia e práticas consagradas em outras cidades para melhorar o desempenho da gestão em todas as áreas, articulando-se com entidades não-governamentais, universidades e outras esferas de poder, na busca de parcerias.