Sem espaço em cemitérios, Prefeitura de Araguaína decide oferecer cremação gratuita
Oferta é válida para família que se encaixam nos critérios do benefício auxílio-enterro. Fundação também vai doar urnas de madeira para familiares armazenarem as cinzas.
Cemitérios da cidade estão lotados — Foto: Divulgação/Prefeitura de Araguaína
A Prefeitura de Araguaína informou que vai passar a oferecer cremação gratuita às famílias de pessoas que morrerem na cidade e solicitarem o benefício do auxílio-enterro, destinado aos moradores mais carentes. A medida foi tomada para combater o problema de falta de espaço nos cemitérios municipais.
No novo modelo, o velório na casa da família será mantido, assim como o caixão oferecido gratuitamente pela Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc). Depois do velório, também será doada uma urna de madeira, oval ou quadrada, para armazenamento das cinzas.
A cidade tem dois cemitérios públicos regularizados. O mais antigo é o São Lázaro, que está em atividade há mais de 60 anos e atingiu lotação máxima com mais de 38 mil túmulos. No Jardim das Paineiras, os 300 jazigos públicos também foram ocupados.
Os outros três cemitérios comunitários da cidade, no Distrito de Novo Horizonte e nos setores Monte Sinai e Barros, foram construídos em áreas irregulares e passam por processos judiciais para regularização.
Em 2015, a prefeitura chegou a fazer um ‘recadastramento’ dos mortos para tentar liberar um pouco de espaço.
Quem não quiser o sepultamento com cremação terá que arcar com os custos do enterro. A prefeitura informou que em média 10 famílias solicitam o benefício mensalmente.
Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/03/19/sem-espaco-em-cemiterios-prefeitura-de-araguaina-decide-oferecer-cremacao-gratuita.ghtml