EstadoPalmasSem categoria

Animais empalhados e itens arqueológicos são expostos na Unitins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está promovendo uma exposição de 16 animais empalhados no campus de Palmas. A mostra, aberta à comunidade, começou nesta segunda-feira (13) e vai até a próxima quarta-feira (15). Atividades especiais também acontecem no campus de Porto Nacional.

Os eventos estão relacionadas à 17ª Semana Nacional dos Museus. Durante os três dias de exposição, os visitantes também poderão conhecer, gratuitamente, itens do acervo do museu do campus de Porto Nacional, que tem cerca de 6 mil animais expostos.

A mostra de Palmas conta com animais que foram transportados de Porto Nacional. Segundo a universidade, parte dos animais morreram em acidentes de trânsito.

Em Porto Nacional as visitas podem ser feitas no Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi, que conta com bichos para exposição e para fins de estudos e pesquisas. Entre eles, moluscos, artrópodes, anfíbios, peixes, répteis, aves e mamíferos. Já o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) conta com itens arqueológicos e paleontológicos que contam parte da história da humanidade e do Tocantins.

Além das mostras, os interessados podem participar de palestras e momentos culturais com apresentações artísticas.

Atualmente, os animais são empalhados por dois professores da Unitins. A técnica é aplicada em animais mortos que são levados pela Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama); animais que morrem em zoológicos ou que são levados pela sociedade em geral.

Animais que morreram em acidentes são expostos  — Foto: Nonato Silva/Governo do Tocantins

Animais que morreram em acidentes são expostos — Foto: Nonato Silva/Governo do Tocantins

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/05/13/animais-empalhados-e-itens-arqueologicos-sao-expostos-na-unitins.ghtml