Acidente simulado com 13 vítimas alerta para cuidados no trânsito em Araguaína
Um acidente envolvendo dois carros chamou a atenção de quem passava pela Avenida Cônego João Lima, centro comercial de Araguaína, no final da tarde desta quarta-feira (22).
As vítimas, nove ocupantes dos dois veículos e quatro pedestres gravemente feridos, ajudaram a mostrar as consequências da imprudência no trânsito.
Enquanto as equipes do Samu e Corpo de Bombeiros executavam os procedimentos de atendimento às vítimas, a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgências (Neu/Samu), Áurea Aldenes, repassava orientações sobre as regras de segurança.
Entre as orientações estavam o uso do cinto de segurança, o respeito ao pedestre e aos limites de velocidade e a atenção enquanto dirige, evitando sobretudo o uso do celular.
Dessa vez, toda a cena foi só uma simulação da Campanha Maio Amarelo, mas o trânsito araguainense registra acidentes diariamente. Em sua maioria, situações que poderiam ser evitadas se todos tomassem os cuidados preventivos básicos.
“Hoje foi simulação, mas é algo que pode acontecer com qualquer um de nós se não tivermos consciência da nossa responsabilidade para um trânsito seguro”, ressaltou o diretor de Educação para o Trânsito da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Claudiel Santos.
A dona de casa Albina Silva, da cidade paraense de Floresta do Araguaia, passava pela avenida e parou para ver e registrar a ação com o celular. “Achei muito interessante e educativo. Seria muito bom se todas as cidades tivessem ações assim”, afirmou.
Profissionais qualificados
Para garantir a qualidade do atendimento às vítimas, os profissionais do Samu passam por constante aperfeiçoamento. Nos últimos dias 4 e 22, toda a equipe participou de uma capacitação teórica que finalizou com a simulação de acidente com múltiplas vítimas.
Entre os dias 7 e 9, foi a vez dos enfermeiros e técnicos em enfermagem que trabalham com as Motolâncias participarem do Curso de Pilotagem Rápida e Defensiva, ministrado pela Força Tática Moto, da Polícia Militar (PM).
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e sensibilização por um trânsito seguro. A ação em Araguaína é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da ASTT e parceiros: Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Trânsito (Detran/TO); Corpo de Bombeiros; Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu/192); além de instituições, empresas e entidades.
Programação
Dia 23 (quinta-feira)
18h30 – Palestra educativa (Empresa Tô no Lucro).
Dia 27 (segunda-feira)
19h – Palestra educativa para mototaxistas (Cooperativa de Mototaxistas, Bairro São João).
Dia 30 (quinta-feira)
7h – Encerramento do Maio Amarelo com blitz educativa (Avenida Filadélfia, próximo ao Quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
(Mara Santos)