DestaqueEstado

Município não atinge meta de vacinação da gripe e chama carro de som para atrair moradores

A campanha de vacinação contra a gripe no Tocantins alcançou 89,66% do público prioritário nesta quinta-feira (6). Só que algumas cidades ainda encontram dificuldades para imunizar a população. Em Natividade, por exemplo, nem metade das crianças recebeu a dose até agora. Por causa disso, a prefeitura resolveu contratar um carro de som para tentar atrair os moradores.

Natividade fica na região sudeste do estado, a 220 quilômetros de Palmas. Na soma total dos grupos prioritários, o município tem a menor cobertura de vacinação contra a gripe no Tocantins: menos de 60% do público alvo. A campanha de vacinação terminou no dia 31 de maio.(Veja vídeo)

A secretaria municipal de saúde afirma que três fatores causaram esse baixo índice. “Ocorreu a ausência da funcionária [que aplica as doses] por problema de saúde e também tem a questão de fake news, a divulgação de notícias falsas em relação aos idosos. A gente também tem a negligência dos pais em trazer as crianças para vacinar”, explicou a coordenadora de atenção básica Mariana Pinheiro.

As equipes de saúde do município agora estão indo de casa em casa e até na zona rural para tentar reverter a situação. Os agentes enfrentam a distância e as estradas de chão para levar a vacina para quem não consegue sair das fazendas e povoados por falta de transporte.

Até o ano passado a dona Maria do Bomfim, de 74 anos, não tomava a vacina de jeito nenhum, mas agora entendeu a importância. “Inclusive, agora mesmo estou falando: gente vamos vacinar”, disse.

O trabalhador rural Alarico Filho não precisou ouvir a convocação no carro de som. Ele se antecipou e levou as duas filhas para vacinar. “Todos os pais e mães teriam por obrigação de ir no postinho porque a gente é que tem que preocupar. Não o governo estadual, federal ou municipal. Eu acho que nós que somos pais que temos que nos preocupar com os filhos.”

Em todo o Tocantins a meta é vacinar 90% do público. “Essa vacina é muito importante, ela é segura, eficaz e o único meio de prevenir realmente a influenza”, comentou a enfermeira Diandra Rocha.

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/06/07/municipio-nao-atinge-meta-de-vacinacao-da-gripe-e-chama-carro-de-som-para-atrair-moradores.ghtml