Atraso na emissão do RG deixa mais de 2 mil pessoas na fila de espera em Gurupi
Moradores de Gurupi, na região Sul do Tocantins, reclamam da demora para retirada do documento de identidade. Atualmente, mais de 2 mil pessoas aguardam o documento, sem nenhum prazo para recebimento. Alguns já estão na fila de espera há mais de 100 dias.
O Cleidivan Martins enfrenta um problema pulmonar e precisa passar por vários tratamentos e exames. Em cada consulta é necessário estar com a identidade em mãos, mas ele ainda aguarda há três meses o ‘É Pra Já’ fazer a emissão do documento. Além disso, ele está desempregado e precisa do RG para fazer uma carteira de trabalho.
“Estou com problema no meu pulmão, aí vou fazer exame ou alguma consulta e eles pedem a identidade né. Até mesmo para eu pegar o resultado do exame tem que ter o RG original. E eu fiz esse pedido de emissão e até hoje nunca chegou não. Eu vou lá e eles falam que não tem previsão. 120 dias já tem”.
A primeira ou segunda via do Registro Geral podem ser solicitadas na agência do “É Pra Já” da cidade. Para a 2ª via é preciso pagar uma taxa de R$25.
De acordo com trabalhadores, a exoneração de funcionários públicos no início de 2019 e o sistema de computador antigo utilizado na agência estariam dificultando o serviço de emissão.
O atraso prejudica também a Lenilda Leonel Moreira, que solicitou o documento em abril deste ano. Ela recebeu uma resposta de que estaria pronto no mês de maio, mas não conseguiu pegar a identidade e não teve sucesso ao tentar pegar um empréstimo no banco.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública informou que a partir do dia 16 de julho serão entregues aos clientes de Gurupi, cerca de 40 documentos de identidade. Disse ainda, que têm realizado mutirões de atendimento para normalizar o serviço de emissão.
Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/07/16/atraso-na-emissao-do-rg-deixa-mais-de-2-mil-pessoas-na-fila-de-espera-em-gurupi.ghtml