DestaqueEstadoPalmas

Queimadas urbanas prejudicam a saúde de moradores no sul de Palmas

Os moradores do setor Bertaville, na região sul de Palmas, estão sofrendo com as queimadas urbanas em lotes baldios. Além do aumento do calor em pleno tempo seco, a população contrai doenças respiratórias e as casas ficam com mau cheiro e cheias de fumaça.

Nesta quarta-feira (17), chamas destruíram um terreno no setor. Mesmo com o fogo controlado, os riscos de doenças continuam. A preocupação dos moradores é grande, já que o Tocantins ocupa o terceiro lugar no ranking de queimadas.

Gervásio Mujica conta que a mulher dele está acamada e teme que o estado de saúde dela piore. “Ela sente um sufoco e tanto. A gente procura ainda ligar o umidificador, mas mesmo assim. Você percebe a boca secar e os olhos começam a queimar”, conta.

Segundo os moradores, a situação incomoda até quem mora em outro bairro. Isso porque o vento forte, característico da época, leva a fumaça para longe.

O autônomo Wellington Andrade disse que toda a família sofre as consequências. “Além da fumaça tem o mau cheiro. Junta os dois e é uma coisa bem desagradável”, reclama.

A Defesa Civil recomenda que os moradores deixem os quintais sempre limpos. A atitude pode evitar o problema. “Desde a folhagem, não queime. Coloque em um saco de lixo e recolha. E não fazer queima em hipótese nenhuma porque ela pode sair do controle”, disse o superintendente Geraldo Primo.

Incêndios deixam moradores do sul de pALMAS PREOCUPADOS — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Incêndios deixam moradores do sul de pALMAS PREOCUPADOS — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/07/18/queimadas-urbanas-prejudicam-a-saude-de-moradores-no-sul-de-palmas.ghtml