Aprovados no concurso público da Polícia Civil aguardam nomeação há mais de 5 anos no Tocantins
Noventa e cinco candidatos aprovados no concurso público da Polícia Civil do Tocantins aguardam a tão sonhada nomeação há mais de 5 anos. Eles estão divididos nos cargos de delegado, perito criminal e escrivão.
Conforme os candidatos, já foram feitos vários pedidos ao Governo para que seja disponibilizado um cronograma de nomeação, mas o Estado sempre diz que isso só ocorrerá quando houver disponibilidade orçamentária.
No entanto, a Comissão dos Aprovados no concurso da Polícia Civil diz que a justificativa orçamentária não se sustenta, uma vez que para cada servidor da ativa que se aposenta é possível pagar quase dois novos servidores, conforme dados do Portal da Transparência do Estado.
Ainda conforme a comissão, o Estado já economizou mais de R$ 630 mil só com as aposentadorias ocorridas até 2018, sem contar as exonerações, demissões, falecimentos e as nomeações em que os candidatos acabam desistindo de tomar posse no cargo.
Além disso, um estudo de impacto financeiro elaborado pela comissão aponta que o custo final da nomeação dos 95 candidatos remanescentes gira em torno de R$ 850 mil.
ENTENDA
Nos dias 07 e 08 de março de 2014 foram publicados os editais do concurso público da Polícia Civil do Tocantins visando o preenchimento de 522 vagas nos diversos cargos.
Como o déficit de policiais à época era muito grande e diversos servidores estavam próximos de se aposentar, a banca responsável pela primeira etapa do concurso foi contratada com dispensa de licitação para evitar a paralisação de serviços básicos pela falta de pessoal.
Mais de 33 mil candidatos se inscreveram no certame. As primeiras provas foram realizadas ainda em junho de 2014, finalizando a primeira etapa em dezembro do mesmo ano com a publicação da lista de aprovados e a consequente convocação, mas sem data definida, para a segunda e derradeira etapa do concurso, realizada pela academia de Polícia Civil do Tocantins.
Somente em agosto de 2016 foi publicado edital convocando os aprovados a segunda etapa do concurso, já na Academia de Polícia. Durante este período, os candidatos foram submetidos a uma rotina intensa de aulas nos três turnos do dia que englobavam diversos temas pertinentes à carreira policial.
Em dezembro do mesmo ano foi finalizada a segunda etapa do certame e em 08 de março de 2017 foi publicada a homologação do concurso com a lista final dos candidatos aprovados.
Desde então, as nomeações têm ocorrido de forma fracionada e esporádica ou por determinação judicial.
Fonte: AF Notícias