Honestidade da população de Araguaína tem saldo positivo de 92,5%, mostra ‘teste’ aplicado na UPA
Em 15 dias, a campanha da honestidade na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína já registra um balanço positivo.
A campanha funciona assim: o paciente ou acompanhante têm à disposição mais de 1.000 picolés de 15 sabores diferentes em um freezer colocado na recepção da unidade.
Quem pegar o picolé, pode depositar o valor de R$ 2 em uma caixa logo acima do freezer. No entanto, não há qualquer tipo de fiscalização.
Desde que a campanha começou, 92,5% dos picolés retirados do freezer tiveram contribuição. Apenas 7,5% das unidades não receberam os valores correspondentes.
Em números absolutos, 647 unidades foram vendidas e somente 46 não foram ‘pagas’.
Sucesso da campanha
Para a diretora geral da UPA, Meire Fonseca, a campanha está sendo um sucesso.
“Isso mostra a honestidade das pessoas que frequentam a unidade. Esse resultado é bastante positivo e estamos satisfeitos com esse balanço parcial. Esperamos que esse número continue até o fim da campanha”, frisa.
A UPA de Araguaína é a terceira unidade gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) a implantar a campanha.
“Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos picolés já foi investido na aquisição de mais picolés. O nosso objetivo é aproximar ao máximo de 100% de adimplência na campanha”, destaca a gerente financeira do ISAC, Suzane Alves.
Na caixa onde o valor pode ser depositado, há frases, como ‘Faça o bem sem olhar a quem’, ‘O que você planta hoje, colherá amanhã’, ‘Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou’ e ‘Faça você a diferença’.
Quando o usuário não tiver o dinheiro trocado e precisar de troco, ele próprio pode abrir a caixa e retirar o valor. Não havendo dinheiro suficiente, o comprador pode solicitar à administração da UPA.
Fonte: AF Notícias