Estado

Ensino Fundamental do Tocantins alcança 1º colocação das regiões Norte e Nordeste no Ideb 2011; Palmas se destaca entre municípios

Divulgação

O secretário da Educação do Estado, Danilo de Melo, apresentou durante reunião com a imprensa nesta quarta-feira, 15, os resultados obtidos pelo Tocantins no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 divulgado nessa terça-feira, 14, pelo Ministério da Educação. “O índice coloca por terra a conversa de que as escolas passam o aluno a todo custo. Esse é o resultado do aprendizado dos alunos, é o rendimento do desempenhos desses estudantes”, disse o secretário, comemorando o resultado obtido pelo Estado.

Os dados apontam um crescimento em todos os níveis de ensino no Brasil. No Tocantins os números superaram as metas projetadas pelo MEC colocando o Estado em destaque entre as unidades da federação das regiões Norte e Nordeste, mas ainda distante dos Estados do Sul e Sudeste.

As escolas da rede estadual alcançaram o 1º lugar nas séries iniciais do ensino fundamental; 1º lugar no ensino médio e 2º nas séries finais do ensino fundamental. Os dados oficias foram disponibilizados para consulta nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Ideb
O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.

O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio.

No Tocantins, a pontuação geral que era de 4,5 em 2009 passou para 4,9 pontos na prova de 2011, atigindo e superando a meta que era de 4,3 pontos. O Estado está à frente de todos os Estados do Norte e vizinhos do Nordeste, mas ainda mantem uma diferença considerável com relação aos índices do Sul e Sudeste que possuem médias acima de 5 pontos.

Na avaliação dos alunos do ensino médio, o Estado apresentou um crescimento de 3,3 em 2009 para 3,5 em 2011, ainda considera pequeno, mas com esse resultado o Estado ocupa a 6ª colocação no ranking nacional e a 1ª colocação no ranking da região Norte. Em 2009 o Tocantins era o 12º colocado. Com a nota o Estado superou a meta prevista para 2013, que era de 3,4.

O avanço registrado nas séries iniciais do ensino fundamental foi de 4,5 para 4,9, ficando em 10º lugar na classificação nacional, duas posições à frente que em 2009 e novamente em 1º lugar entre os estados do Norte. Se acrescidos os resultados das escolas municipais a média da rede pública tocantinense fica em 4,8, ocupando, assim, a 11ª posição.

Nas séries finais do ensino fundamental, as escolas estaduais mantiveram o mesmo Ideb alcançado em 2009: 3,9. Na posição nacional as escolas do Tocantins permaneceram no 8º lugar e em 2º na região Norte. Considerando também os resultados das escolas municipais nesse nível de ensino o Ideb passa para 4,0 e o Estado sobe para a 7ª posição.

Municípios em destaque
Entre as escolas que se destacaram estão unidades estaduais do município de Alvorada, que atingiram o 1º lugar entre as redes estadual e municipal com Ideb 6,0. Em seguida estão as unidades estaduais de Gurupi, com 5,9 e em 3º, empatadas, ficaram as escolas municipais de Luzinópolis e Palmas com 5,8.

Nas séries finais os destaques ficaram para as redes municipais de Palmas, com Ideb 5,0; e Aliança do Tocantins, com 4,9. As escolas da rede estadual de Alvorada e Cristalândia ficaram na terceira posição com 4,8.

Premiações
As escolas que atingiram ou superaram a média 6,0 receberão prêmios. Serão R$ 3 mil para cada professore R$ 800,00 para os profissionais administrativos das escolas estaduais. Já as municipais receberão um computador para cada professor. “Focamos no mérito e não em cotas. Quanto mais foco, mais resultado, mais concentração e melhora índice. Por isso o prêmio. Por que não premiar os estudantes, professores e escolas que se destacam positivamente”, questionou Danilo de Melo.


Palmas

A Capital é um destaque à parte na classificação do Ideb. Dentre os dados disponibilizados pela Seduc, as escolas municipais de Palmas estão sempre entre os primeiros cinco colocados de 149 município do Estado. O mesmo não ocorre com as escola estaduais da Capital.

Na classificação geral por município do Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental Regular, as escola municipais da Capital ocupam a 3ª colocação no ranking juntamente com Luzinópolis, ambas com notas 5,8. Já as escolas estaduais da Capital, estão na 13ª colocação junto com outras cincos cidades do estado com nota 5,3, o que não deixa de superar a média nacional que foi 5,0 pontos.

Na classificação de séries finais do Ensino Fundamental Regular, a rede municipal da Capital é a primeira colocada alcançando a pontuação 5,0. A rede estadual está apenas na 19ª colocação junto com outras quatros cidades, todas estaduais, com 4,3 pontos.

Na classificação por escolas Palmas a rede municipal também supera muitas expectativas. Na categoria anos iniciais do Ensino Fundamental Regular, das 26 primeiras colocadas, 14 são da Capital, duas delas estaduais. Dessas 14, a de maior destaque é a Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva com 8 pontos na segunda colocação, ficando atrás apenas do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Porto Nacional que obteve a média de 8,2 pontos.

Na categoria séries finais do Ensino Fundamental Regular, das 22 primeiras colocadas, 10 são da Capital. Destaque para a Escola Municipal Olga Benario, com segunda colocação e 6,3 pontos, empatada com o Educandário Evangélico Ebenezer de Gurupi, estadual, é a melhor colocada. Nessa categoria a primeira colocada com 6,6 é, também, o Colégio Sagrado Coração de Jesus de Porto Nacional.

Em Palmas são 42 escolas com 21.349 estudantes que foram avaliados na Prova Brasil e alcançaram os índices.

(Cleber Toledo)