Palmas

Queimada em vale turístico é controlada após quase 24 horas de combate

A queimada que atingia o vale do Vai Quem Quer, na serra do Lajeado em Palmas, foi controlada neste domingo (1º) pelo Corpo de Bombeiros após quase 24 horas de combate. O fogo começou às margens da TO-030, na altura do Km 10, entre a capital e o distrito de Taquaruçu. O vento levou faíscas para propriedades rurais e para o vale, famoso pelas cachoeiras.

Os Bombeiros usaram quatro viaturas e ao todo 24 militares se revezaram no combate. Foram usados o caminhão Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), bombas costais e abafadores. O fogo chegou a ser controlado na tarde de sábado, mas recomeçou em outro ponto no começo da noite.

Bombeiros levaram quase 24 horas para controlar a queimada — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Bombeiros levaram quase 24 horas para controlar a queimada — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Durante o combate, animais silvestres foram resgatados. Na tarde de ontem foram divulgadas imagens do momento em que um jabuti recebia socorro e depois era liberado na mata pela equipe. Segundo os bombeiros, macacos de pequeno porte e ninhos de aves também foram tirados da região.

Desde que o ano começou, o Tocantins registra mais de 7 mil focos de queimadas. O mês com maior número até o momento é agosto, que soma 2,9 mil. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No estado, tradicionalmente, setembro costuma registrar mais ocorrências que agosto. Em toda a série histórica, que começou em 1998, setembro só teve menos incêndios florestais que agosto em um ano: 2016. Em todos os demais, o total foi superior.

Fonte: G1 Ticabtubs