Estado

Encontro de violeiros no Jalapão acontece dias 13 e 14 de setembro

O encontro reunirá, além de pesquisadores, foliões, artistas populares, tocadores, artesãos, violeiros, cantores e músicos. 

A primeira edição do Encontro de Violeiros para Salvaguarda da Viola do Buriti será realizada no Quilomba do Mumbuca em Mateiros. A programação acontece nos dias 13 e 14 de setembro em conjunto com a décima primeira edição da Festa da Colheita do Capim Dourado.

O evento é organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan) com o apoio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Governo do Estado do Tocantins.

O Encontro de Violeiros reunirá, além de pesquisadores, foliões, artistas populares, tocadores, artesãos, violeiros, cantores e músicos. “Nossa intenção é propiciar o intercâmbio de saberes, discutir ações para a salvaguarda e fortalecer esse bem cultural tipicamente tocantinense que ainda não está protegido”, conta o Superintendente do Iphan no Tocantins (Iphan-TO), Marcos Zimmermann.

Mais de 30 pessoas, ligadas ao universo da Viola de Buriti, participarão dos debates, nos dias 13 e 14. Entre elas, 15 são detentores, identificados em um estudo prévio sobre as práticas e a feitura da viola.

O levantamento foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). “O estudo revelou uma necessidade da devolutiva da pesquisa realizada, além de um conhecimento sobre o alcance do registro e da salvaguarda, uma vez que há o pedido de registro solicitado pela comunidade quilombola Mumbuca”, explica a chefe de Divisão Técnica do Iphan-TO, Cejane Pacini.

Programação 

13 de setembro

10h Às 10h30 – Abertura do Encontro de Violeiros para Salvaguarda da Viola de Buriti

10h30 às 12h – Registro e Savaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial com Hermano Queiroz, Diretor de Departamento de Patrimônio Imaterial – Iphan

14h às 17h30 – Mesa Redonda

Tema 1: Roda de conversa sobre salvaguarda da Viola do Buriti

Tema 2: Turismo no Jalapão, quilombos e o TCB.

 

14 de setembro

11h – Som dos violeiros e da Viola de Buriti

Foto: Iphan

Fonte: Iphan

 

Fonte: Tocantins Rural