Pedestres precisam desviar de postes instalados no meio da calçada em Gurupi
Pedestres que passam pelo perímetro urbano da BR-153, em Gurupi, precisam caminhar pela rua na tentativa de desviar de postes de iluminação que são instalados no meio das calçadas. Os 46 pilares serão distribuídos na obra que abrange toda a margem leste da rodovia. Uma moradora que não quis se identificar, reclama da localização em que os postes estão sendo colocados. (Veja vídeo).
“Olha o ‘tamanhão’ desse poste de energia que vão colocar. Porque que não colocaram do outro lado da BR ali, paralelo? Não tem pedestre e nem nada. Iluminaria tanto a BR quanto a área de pedestre”, comentou.
Com a obra , a calçada de toda a marginal leste ficou tomada por terra e buracos. Outro problema surge durante à noite, pois ainda não há iluminação para o pedestre desviar dos pilares. A nova rede é apenas para a distribuição em média tensão.
Além disso, o calçamento não possui piso tátil para deficientes visuais, nem rampas de acessibilidade para cadeirantes.
O coordenador de manutenção e construção da Energisa em Gurupi, Bruno Tomazela, explica que o projeto de instalação obedece regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Disse ainda, que o projeto passou por análise que define melhor trajeto e viabilização.
“Usar calçadas e passeios é a principal estratégia para viabilizar até o conjunto urbanístico. A obra está em andamento, então toda aqueles obstáculos que vimos na filmagem serão retirados e limpos. O passeio vai ser consertado onde foi feito o buraco. E sim, terá um acesso mais livre novamente naquele lugar em que está sendo feito a obra”, disse ele.
Postes estão sendo instalados no meio da calçada — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Fonte: G1 Tocantins