Mais de 12,9 candidatos deixaram de fazer as provas no segundo dia do Enem 2019
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Tocantins teve a ausência de 12.995 candidatos. O índice de abstenção foi de 28,1%%. No primeiro dia, de acordo com o Inep, 10.845 não compareceram e o índice ficou em 23,5%. No Brasil, o índice de participação foi o maior desde 2015.
No segundo dia, os candidatos responderam a questões de matemática e ciências da natureza. Na saída, os alunos avaliaram as questões como mais fáceis que em anos anteriores. Entre os temas abordados estão a produção de alimentos orgânicos,refino de petróleo e até assuntos mais inesperados, como receitas para dessalgar o feijão, aplicativo de relacionamento tipo Tinder e Slackline.
Na edição de 2018, o índice de abstenção da segunda prova passou de 30%. No ano passado o número de inscritos foi maior que em 2019.
Na entrada dos locais de prova o G1 encontrou algumas histórias curiosas, como o administrador que fez o Enem pela sexta vez para tentar o curso de medicina. Também chamou atenção a grávida de nove meses que vivia ao mesmo tempo a expectativa da chegada do filho e a ansiedade com a prova.
Na primeira prova, o tema da redação surpreendeu. Estudantes ouvidos pelo G1 disseram que o assunto foi difícil e fugiu das expectativas. O gabarito oficial do Enem será divulgado na próxima quarta-feira (13).