Câmara aprova projeto de lei que cria centenas de vagas para novo concurso público de Araguaína
A Câmara Municipal aprovou nesta semana o projeto de lei que reestrutura os cargos para realização do concurso público de Araguaína. O certame ofertará centenas de vagas para o quadro geral do município.
Os vereadores apresentaram cinco emendas, mas apenas uma, de autoria do vereador Terciliano Gomes (PDT), foi acatada pelo plenário.
A emenda altera o requisito de escolaridade do cargo de gestor público a fim de permitir que pessoas formadas nas áreas afins de gestão possam também concorrer às vagas, retirando a exigência específica diploma de gestão pública, como previa o projeto de lei.
Com a aprovação, o projeto segue para sanção do prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) e o próximo passo deve ser a publicação do edital, já no início de 2020.
A banca organizadora é Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB).
Criação e extinção de cargos
O projeto do concurso prevê a criação de 31 novos cargos, ampliação de vagas nos já existentes, totalizando quase 400 vagas, e a extinção de 65 cargos nas áreas da saúde, educação e administração. Um dos novos cargos, o de Guarda Municipal, ofertará 40 vagas no concurso.
Segundo a Prefeitura de Araguaína, a criação de novas profissões se dá em razão das atuais demandas administrativas e operacionais da Prefeitura.
Já os cargos que serão extintos são considerados obsoletos, ultrapassados para a atual necessidade dos órgãos públicos.
Fonte: AF Noticias