Donald Trump é o 3º presidente dos EUA a sofrer impeachment; veja outros casos
O magnata Donald Trump é o terceiro presidente da história dos Estados Unidos a sofrer impeachment na Câmara — e o primeiro a passar pelo processo enquanto luta pela reeleição ao cargo.
A decisão aprovada nesta quarta-feira (18) não retira Trump da Presidência. Nos EUA, a cassação ocorre somente se o Senado aprovar por maioria de dois terços, e não há suspensão entre a decisão da Câmara e o julgamento dos senadores. Nenhum presidente norte-americano chegou a ter o mandato cassado.
Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump
Antes de Trump, Andrew Johnson e Bill Clinton tiveram processos de impeachment aprovados pela Câmara, mas ambos foram absolvidos pelo Senado e não perderam o cargo. Assim como Trump, eles continuaram no cargo enquanto aguardavam o julgamento no Senado.
Richard Nixon estava prestes a enfrentar um processo também, mas renunciou antes que a Câmara pudesse iniciar a votação.
Andrew Johnson e Bill Clinton
Andrew Johnson, Bill Clinton e Donald Trump: presidentes dos EUA que já sofreram impeachment — Foto: MANDEL NGAN, CHUCK KENNEDY, MATHEW BRADY / AFP / National Archives
A primeira tentativa de impeachment contra Andrew Johnson — por tentar afastar seu Secretário da Guerra, Edwin M. Stanton, sem consentimento do Congresso — aconteceu em dezembro de 1867, mas não foi aprovada, e a segunda, que conseguiu os votos necessários, aconteceu em 24 de fevereiro de 1868. A acusação tinha 11 artigos, e após três semanas de julgamento o Senado quase o condenou por três delas, mas em todos os casos ele escapou por apenas um voto.
Já Bill Clinton foi acusado por perjúrio e obstrução de justiça, ligados ao relacionamento do então presidente com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky. Ele foi condenado pela Câmara em 8 de outubro de 1998, mas inocentado pelo Senado em fevereiro de 1999, após um mês de julgamento.
No caso de Nixon, ele enfrentaria acusações de obstrução da justiça, abuso de poder e desrespeito ao Congresso durante o escândalo Watergate. Mas, em 9 de agosto de 1974, antes que a Câmara pudesse votar seu impeachment, ele renunciou à presidência.
Por que Trump sofreu impeachment?
Trump faz comício em Battle Creek enquanto a Câmara dos Deputados aprova seu impeachment em Washington — Foto: AFP/Scott Olson
A Câmara aprovou o impeachment de Donald Trump baseado em duas acusações, os chamados “artigos do impeachment”:
- Abuso de poder ao pedir investigação contra a família de Joe Biden, o que os deputados consideraram “interferência de um governo estrangeiro” em favor da reeleição de Trump em 2020;
- Obstrução ao Congresso por ignorar intimações e se recusar em entregar documentos aos investigadores durante o inquérito.
- Fonte: G1 – Mundo