Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, é reinaugurada após 28 anos
Após quase três décadas de interdição, a reabertura da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, ocorreu na manhã desta segunda-feira (30). O cartão-postal de Santa Catarina será totalmente aberto após a cerimônia que começou por volta das 10h com a presença de um grande público entre moradores, autoridades e turistas.
Por volta das 10h30, enquanto as autoridades faziam discursos, as passarelas de pedestres foram aos poucos sendo liberadas. Um dos pontos altos do evento foi o desfile de carros e motos antigas. O governador, dirigindo um Fusca de 1970, foi o primeiro a abrir passagem na via.
Inaugurada em 13 de maio de 1926, a estrutura passou, a ligar a Ilha de Santa Catarina com a região continental. Desde então, a ponte passou por duas interdições totais. Somente o projeto de restauração e reabilitação, que começou em 2005, deverá custar mais de R$ 486 milhões, conforme dados do governo do estado.
A ponte está liberada apenas para pedestres e ciclistas. O tráfego de outros veículos vai começar no dia 13 de janeiro com linhas de transporte público.
Público aguarda a liberação da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis — Foto: Valéria Martins/ G1 SC
Autoridades acompanham o evento na Ponte Hercílio Luz — Foto: Valéria Martins/ G1 SC
Interdições
A ponte pênsil foi interditada totalmente para veículos e pedestres em 22 de janeiro de 1982 por causa da deterioração de uma das centenas de barras de olhal.
A Ponte Hercílio Luz chegou a ser parcialmente reaberta em 15 de março de 1988, tendo sido liberado o tráfego somente a pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal.
A medida não durou muito tempo. No dia 4 de julho de 1991, por risco de desabamento ocorreu nova interdição total.
Projeto de reabertura
O projeto de reabilitação foi apresentado pelo Governo do Estado em 2005, prevendo duas etapas: uma de recuperação das rampas de acesso insular e continental e outra do vão central da ponte. Em dezembro do mesmo ano, foi aberto edital de concorrência internacional para a primeira parte da proposta.
Uma CPI da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) apontou que, desde a década de 1980, foram gastos R$ 688 milhões, em valores atualizados, em cerca de 30 contratos e aditivos tanto para manutenção quanto para reforma da ponte. Somente o projeto de restauração e reabilitação deverá custar mais de R$ 486 milhões, conforme dados do governo do estado.
Apesar da reabertura, a restauração completa só tem previsão de ficar pronta no dia 20 de março de 2020. Até lá terá que ser retirada a estrutura provisória anterior e a pintura. Por ora, a prioridade para travessia será para o transporte coletivo, ciclistas e pedestres. O tráfego de veículos na estrutura será liberado aos poucos, com intervalo de aproximadamente 15 dias para permissão de um novo fluxo. Não está prevista, por enquanto, a passagem de veículos particulares e compartilhados.
Ponte Hercílio Luz — Foto: Guilherme Pinheiro/G1
Fonte: G1 – Santa Catarina