Oscar 2020 anuncia os indicados nesta segunda-feira; veja tudo o que você precisa saber
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia nesta segunda-feira (13), em Los Angeles, os indicados ao Oscar. A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles.
O G1 transmite o anúncio ao vivo e também analisa a lista de indicados, a partir das 10h20.
Vai ter Brasil?
Cena do documentário ‘Democracia em Vertigem’ — Foto: Divulgação
O documentário “Democracia em vertigem”, da brasileira Petra Costa, está em uma pré-lista de 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar 2020. A lista final terá cinco concorrentes.
“Democracia em vertigem” mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019.
A diretora mineira Petra Costa, de 36 anos, assinou os documentários “Elena” (2012) e “Olmo e a gaivota” (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.
Outro filme pré-indicado na categoria de documentário, “Privacidade hackeada”, tem como um dos roteiristas o brasileiro Pedro Kos.
15 documentários pré-indicados ao Oscar:
- “Democracia em vertigem”
- “Advocate”
- “American Factory”
- “The Apollo”
- “Apollo 11”
- “Aquarela”
- “The Biggest Little Farm”
- “The Cave”
- “For Sama”
- “Privacidade hackeada”
- “Honeyland”
- “Knock Down the House”
- “Maiden”
- “Midnight Family”
- “One Child Nation”
Filme internacional
Choi Woo-sik, Song Kang-ho, Jang Hye-jin e Park So-dam em cena de ‘Parasita’ — Foto: Divulgação
Na categoria de filme internacional, que era chamada de filme em língua estrangeira, o Brasil ficou de fora da pré-lista. “A vida invisível” havia sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar a vaga. Ele ganhou a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.
Os dez filmes da pré-lista da categoria internacional incluem “Parasita”, da Coreia do Sul, e “Dor e glória”, da Espanha.
10 filmes internacionais pré-indicados ao Oscar:
- “O pássaro pintado” – República Tcheca
- “Truth and Justice” – Estônia
- “Les Misérables” – França
- “Those Who Remained” – Hungria
- “Honeyland” – Macedônia
- “Corpus Christi” – Polônia
- “Beanpole” – Rússia
- “Atlantics” – Senegal
- “Parasita” – Coreia do Sul
- “Dor e glória” – Espanha
Outras categorias
Taika Waititi, Quentin Tarantino, Martin Scorsese, Bong Joon-Ho e Sam Mendes são os indicados na categoria principal do prêmio dos Sindicados dos Diretores da América em 2020 — Foto: Divulgação, Jordan Strauss/AP, Jean-Paul Pelissier/Reuters e Paul Drinkwater/NBC via AP
Os concorrentes à principal categoria do Sindicato dos Produtores da América (PGA, na sigla original) são “1917”, “Ford vs Ferrari”, “O Irlandês”, “Jojo Rabbit”, “Coringa”, “Entre facas e segredos”, “Adoráveis mulheres”, “História de um casamento”, “Era uma vez em Hollywood” e “Parasita”.
Com grande parte dos membros votantes da Academia, e um sistema de votação parecido, o PGA é um dos melhores termômetros da categoria principal do Oscar. Em 30 anos, as escolhas das duas organizações coincidiram 21 vezes – inclusive em 2019, com “Green Book: O Guia”.
Veja os indicados de cada um dos sindicatos:
Como funciona a votação do Oscar
Não vai ter apresentador
A edição de 2020 do Oscar não terá apresentador. Na edição passada, estava tudo certo para o comediante Kevin Hart apresentar a cerimônia, mas depois de polêmicas com postagens homofóbicas, ele decidiu que não iria assumir o posto.
A edição de 2019 havia sido a primeira sem apresentador em 30 anos. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas faz o Oscar desde 1929 e só por seis vezes não houve alguém conduzindo a cerimônia.
Os vencedores das edições de 2019, 1989, 1971, 1970, 1969 e 1939 foram anunciados por vários artistas, chamados de “Amigos do Oscar”, de forma semelhante ao que deve acontecer neste ano.
Fonte: G1 – Oscar 2020